Redefinir negócio e tecnologia: ascensão da economia digital

  • ECO + IDC
  • 5 Setembro 2017

Ao longo dos últimos anos, as organizações líderes mundiais nos seus setores têm desenvolvido estratégias para a Transformação Digital (DX).

Apesar das significativas mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos, acreditamos que o ritmo de mudança irá acelerar entre 2017 e 2020, à medida que a “Economia Digital” ganha uma maior dimensão. Esta transição irá transformar as regras económicas e os papéis que os líderes tecnológicos terão de assumir.

Esta nova economia digital assenta em quatro pilares tecnológicos – as tecnologias Cloud, Mobile, Social e Big Data – que constituem a denominada terceira plataforma, e que se ligam aos Aceleradores de Inovação: Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial (IA)/Computação Cognitiva, Realidade Aumentada/Virtual, Impressão 3D, Robótica e Segurança de Próxima Geração. Estima-se que em 2020 os Aceleradores de Inovação e 3ª Plataforma vão representar 52% da despesa com Tecnologia pelas organizações públicas e privadas em Portugal.

Drivers da Transformação Digital em todos os Setores da Economia

Fonte: IDC, 2016

Ao longo dos últimos anos, as organizações líderes mundiais nos seus setores têm desenvolvido estratégias para a Transformação Digital (DX). E mais do que a definição de estratégias, os líderes fizeram grandes apostas, começaram a mudar as suas culturas e lançaram as bases para novos modelos de negócios, que podem fornecer indicações relevantes para os responsáveis nacionais que queiram acompanhar esta evolução. A IDC tem trabalhado no sentido de identificar casos concretos desta mudança, das quais destacaria abaixo três exemplos de empresas que estão a liderar esta transformação nos seus setores:

  • A Under Armour investiu perto de 800 milhões de dólares nos últimos dois anos em aplicações de saúde e fitness para construir a maior comunidade digital de saúde e fitness do mundo;
  • A BMW, através da sua Venture Capital, a BMW i Ventures, investiu em 16 start-ups ligadas ao setor automóvel à medida que evolui de construtor de automóveis para uma empresa de mobilidade;
  • A Caterpillar, que aspira a ser uma empresa de plataforma de informação, hoje pode afirmar que cada peça de equipamento CAT que sai da linha de produção está “conectada”.

Essas organizações, e muitas outras, estão a reinventar-se em torno (1) do cliente, (2) da informação e (3) da transformação do modelo operacional – os três pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer estratégia de Transformação Digital (DX). Em Portugal, mais de 50% das empresas já recorrem aos quatro pilares da terceira plataforma tecnológica identificados anteriormente, com a exceção do Big Data, que apenas é utilizado em 35% das organizações.

Depois de um período de capacitação das organizações incumbentes de plataformas digitais para transformarem os seus negócios, verificamos agora novas prioridades para o desenvolvimento das estratégias de Transformação Digital (DX) em torno de três áreas:

  • Relacionamento Experiencial: o que há três anos foi um foco no relacionamento e experiência omnicanal evoluiu para a venda experiencial, as organizações líderes pretendem desenvolver uma mistura de experiências digitais e físicas de forma a potenciar o negócio.
  • Monetização dos Dados: numa primeira fase as organizações concentraram-se em alavancar dados para fornecer uma vantagem competitiva. Hoje o objetivo das empresas líderes é mais ambicioso – pretendem alavancar os dados para criar novos fluxos de receita digital.
  • Negócios em Escala: inicialmente as tecnologias digitais eram fundamentalmente aplicadas para melhorar um processo de negócio único. Pense nas implementações do IoT que alertaram uma organização para uma falha em determinado processo. Hoje, as organizações estão a criar modelos operacionais que permitam – através de processos, ativos e produtos/serviços conectados e APIs – executar novos negócios de forma automatizada e em grande escala.

A IDC monitoriza anualmente mais de 500 organizações portuguesas de acordo com o modelo global de maturidade Digital Transformation MaturityScape. Em com base em diversos estudos realizados em Portugal, a IDC prevê que em 2020 mais de 50% das 500 maiores empresas portuguesas terão uma equipa dedicada a transformação digital, mas apenas 25% conseguirão ganhar vantagem competitiva através da Transformação Digital e conseguirão acompanhar o nível de sofisticação tecnológica que assistimos nas maiores organizações mundiais. Isto significa que irão transformar a forma como se relacionam com clientes e parceiros, e como lançam novos produtos e serviços, utilizando tecnologias da terceira plataforma e os aceleradores de inovação.

Are you and your organization ready?

Artigo desenvolvido por Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal

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