UE dá 120 milhões para desenvolver wi-fi público

  • ECO e Lusa
  • 12 Setembro 2017

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira um programa que vai permitir o acesso à Internet de forma gratuita por toda a zona da União Europeia.

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, em Estrasburgo, um programa que visa promover a instalação de vários pontos gratuitos de Internet, espalhados por toda a zona da União Europeia. O projeto vai receber um financiamento de 120 milhões de euros.

O projeto “WIFI4EU” vai permitir a todos os cidadãos o acesso de forma gratuita à Internet, através de uma rede sem fios, em vários espaços públicos da EU, como parques, praças, bibliotecas e hospitais. “Tendo conseguido mobilizar, numa negociação técnica, complexa, 120 milhões de euros para arrancar, vamos conseguir juntar fundos estruturais, fundos nacionais, públicos e privados, para termos um processo muito robusto, muito forte e muito importante para o futuro da Europa”, disse Carlos Zorrinho, o eurodeputado socialista que foi relator do Parlamento Europeu para esta iniciativa, citado num comunicado da Comissão Europeia.

Com 582 votos a favor e 98 contra, o regulamento está acessível a várias entidades públicas, como câmaras municipais, bibliotecas ou hospitais. Apenas é necessária uma candidatura ao financiamento para a instalação de pontos locais de acesso sem fios.

Estima-se que em Bruxelas, até 2020, mais de seis mil locais públicos no espaço comunitário beneficiem desta iniciativa. As primeiras candidaturas devem ser lançadas ainda este ano ou no início do próximo ano. Será a UE a financiar os custos com os equipamentos e instalação, enquanto os usuários suportarão os serviços de Wi-Fi durante, pelo menos, três anos.

“Proporcionar a todos os europeus o acesso gratuito e livre de restrições à internet de alta qualidade em sítios públicos é uma medida de grande simbolismo, que tem muita força política e tem um grande potencial transformador”, disse Carlos Zorrinho.

O regulamento “garante a neutralidade no acesso à internet, garante também a seleção da melhor tecnologia a aplicar em cada caso, garante o acesso de forma independente da localização geográfica e também dos rendimentos dos utilizadores. Não discrimina ninguém nem nenhum território. Tem um sistema simples de candidatura e uma validação única. Por isso, o WiFi4EU é o embrião de uma Sociedade Europeia a Gigabits, competitiva e inclusiva”, diz Carlos Zorrinho.Sebastiaan ter Burg

O eurodeputado acrescentou ainda que os 120 milhões de euros mobilizados para arrancar com o projeto, permitirão juntar fundos estruturais, nacionais, públicos e privados para garantir “um processo muito robusto, muito forte e muito importante para o futuro da Europa”.

O WiFi4EU é um pequeno passo para nós, mas é um grande passo para que a UE tenha um papel liderante no desenvolvimento de uma sociedade digital inclusiva, aberta, transparente, criativa e amiga das pessoas. Liguemo-nos a esta ideia”, concluiu.

O regulamento ainda tem de ser aprovado pelo Conselho (Estados-membros) e deverá entrar em vigor nos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE dá 120 milhões para desenvolver wi-fi público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião