Férias sem internet? Descarregue o mapa e use offline

Quer poupar dados móveis nestas férias? Ou simplesmente não terá acesso à internet no sítio para onde vai? Experimente descarregar o mapa do seu destino para usar offline na aplicação Google Maps.

Não precisa de internet para usar os mapas da Google. Aprenda a descarregá-los para o seu telemóvel

Vai viajar nestas férias de verão? Há um truque que pode usar para poupar dados móveis enquanto estiver fora. Muita gente recorre aos mapas da Google para navegar nas cidades ou locais que visita pela primeira vez, mas isso pode resultar num consumo extra de tráfego e pesar na conta do telemóvel, sobretudo se for para o estrangeiro.

Se tem o hábito de usar a aplicação Google Maps enquanto viaja, saiba que há uma forma de descarregar o mapa do seu destino de eleição. Isto permite que use a aplicação no telemóvel, mesmo sem uma ligação à internet. Ou seja, sem gastar dados do seu tarifário. A aplicação guarda localmente os dados da região que escolher, incluindo as informações dos principais locais dessa zona: lojas, restaurantes, museus e por aí em diante.

A funcionalidade já foi lançada pela empresa há algum tempo, mas pode passar despercebida aos utilizadores comuns. Para descarregar uma zona, abra a aplicação Google Maps e carregue no botão do menu. De seguida, escolha a opção “Mapas offline” e carregue no botão que diz “Selecione o seu próprio mapa”. Deverá surgir um ecrã que lhe permitirá escolher a área do mapa a descarregar para o telemóvel. Só tem de a deslocar para a zona pretendida e carregar em transferir.

A aplicação permite escolher a superfície do mapa que pretende descarregar. Mas há limites

Lembre-se, no entanto, que não é possível fazer download de áreas muito, muito grandes (segundo o jornal El País, o limite máximo são 120.000 km2 de mapa), e que quanto maior for a superfície do mapa a descarregar, maior será o espaço ocupado por essa informação no seu telemóvel. Em último caso, poderá significar menos espaço para fotografias e vídeos que possa vir a querer tirar durante a viagem. Feito isto, a Google atualizará automaticamente os mapas com novas informações só quando o telemóvel estiver ligado a uma rede Wi-Fi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Férias sem internet? Descarregue o mapa e use offline

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião