Vai viajar? Experimente a Trips, a nova aplicação da Google

A Google tem uma nova aplicação para viajantes. Com a Google Trips pode planear roteiros, visualizá-los sem internet e guardar num único local toda a informação útil acerca do local que vai visitar.

Viagens, ou gastar demasiadas horas com logística e muito pouco tempo a viver a experiência. Que sentido é que isso tem? Para a Google GOOG 0,00% , nenhum: nasceu o Google Trips, uma aplicação para Android e iOS que promete ajudar os viajantes juntando, num único local, mapas, roteiros, informação sobre os destinos e toda a documentação que possa ser precisa durante a viagem.

Ter uma conta na Google (@gmail.com) é meio caminho andado para usar esta nova ferramenta, lançada esta segunda-feira. Para começar, basta escolher o seu destino no ecrã principal e criar um roteiro. Define-se o dia de partida e regresso e, quando comprar os bilhetes de avião, os cartões de embarque ficam automaticamente associados a essa viagem (atenção: só se tiverem sido enviados para o seu e-mail da Google). O mesmo acontece com as reservas em hotéis. E, se não souber o caminho para chegar ao destino, a aplicação também está preparada para dar uma ajuda nisso.

Depois, serve de autêntico guia turístico. A Trips indica-lhe o caminho para os sítios que quer visitar, sugere coisas a fazer e indica sítios onde comer. Há ainda uma área com dados importantes, como o que fazer em caso de emergência, a que horas abrem ou fecham os supermercados ou mesmo informação cambial.

06_61_combo-png

Outra das particularidades desta aplicação é que foi desenhada para que o utilizador nunca fique desamparado caso, por exemplo, não tenha uma ligação à internet. Antes de partir, pode descarregar todas essas informações de uma só vez, bastando para isso carregar num simples botão — pode descarregar cidades inteiras… quer dizer, as informações acerca delas.

Tudo isto culmina nos roteiros gerados automaticamente pela Trips, para que não perca tempo a decidir o que visitar. E se a sua viagem é, por exemplo, uma escapadinha e fim de semana, a aplicação define automaticamente um percurso que lhe permita visitar o maior número de sítios possível. Quanto às deslocações, toda a informação também está lá, numa área específica.

Ao abrir a Google Trips pela primeira vez, não se surpreenda. É possível que o aplicativo tenha já compilado informações relativamente a viagens que fez recentemente — de forma tão precisa que chegam a ter indicado a hora de partida e chegada dos voos que fez. Isto acontece porque a Google Trips usa dados que a Google já recolheu com outros serviços, como é o caso do Google Maps, Gmail e por aí adiante.

google trips combo

Em comunicado, a Google explica que esta nova ferramenta surge no sentido de “reduzir a chatice e ajudar os viajantes a desfrutarem das suas merecidas férias”. “Até pode receber recomendações de amigos, guias de viagens profissionais e opiniões na internet, mas descobrir como encaixar tudo o que quer fazer numa curta janela de tempo pode ser muito stressante. Especialmente se estiver num sítio novo, com acesso limitado à rede”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai viajar? Experimente a Trips, a nova aplicação da Google

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião