Gucci diz não ao pelo animal já na próxima coleção

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Outubro 2017

A partir da próxima coleção, o pelo verdadeiro não terá lugar nas peças da Gucci. Para a marca, a renúncia não só é uma responsabilidade social como um apelo do mercado.

A gigante italiana Gucci fez a vontade aos defensores dos animais e comprometeu-se a deixar de utilizar pelo de animais nas suas criações a partir da de primavera-verão 2018. A renúncia ao pelo foi feita pelo próprio presidente da marca, caracterizando-a como uma responsabilidade social.

“Ser socialmente responsável é um dos valores nucleares da Gucci, pelo que vamos continuar a lutar por fazer o melhor para o ambiente e para os animais“, expôs Marco Bizzarri numa conferência em Londres. “A criatividade pode encontrar outras direções”.

Para além de renunciar à utilização nas novas criações, a marca vai leiloar as restantes peças de pelo que tenha em reserva e doar o dinheiro a duas instituições de defesa dos direitos dos animais, a Humane Society International e a LAV. A partir de agora, só entra pelo sintético nas lojas da marca.

A marca vai também integrar uma aliança de organizações internacionais que defendem o bem-estar dos animais e a utilização de materiais alternativos ao pelo, a Fur Free Alliance. A decisão foi tomada em conjunto com o novo diretor criativo da marca, Alessando Michele que, segundo Bizzarri, considera que os desejos dos clientes estão a mudar e que já não vão ao encontro desse material. “Já está um pouco ultrapassado”, afirmou o presidente da casa italiana.

Usado por muitas casas de moda para enfatizar o luxo dos seus produtos e — ainda — visto por muitos como um símbolo de riqueza e honra, o pelo tem sido um dos materiais mais utilizados nesta indústria. A Gucci segue assim o exemplo de marcas como a Calvin Klein, a Hugo Boss e a Ralph Lauren, contudo, nada foi dito acerca de utilização de pele nos seus produtos de marroquinaria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gucci diz não ao pelo animal já na próxima coleção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião