Empresas de crescimento rápido campeãs do emprego em Portugal

  • ECO
  • 20 Outubro 2017

As organizações de crescimento rápido criaram mais de 360.000 postos de trabalho em Portugal, em 2015. É dos países onde estas empresas têm um maior impacto na criação de emprego.

Portugal é dos países onde as empresas de crescimento rápido têm um maior impacto na criação de emprego, revela o Eurostat. Em 2015, estas organizações foram responsáveis pela criação de 361.404 postos de trabalho no país, equivalente a 19,7% de emprego gerado. À frente de Portugal está a Irlanda e a Hungria.

São empresas com pelo menos dez funcionários na sua fundação e que apresentaram um crescimento na mão-de-obra de mais de 10% por ano, durante um período de três anos. Em todos os países da UE (para os quais existem dados disponíveis), uma em cada dez empresas é de crescimento rápido. Irlanda, Hungria e Eslováquia são os países que apresentam mais sociedades deste tipo, com quotas de 14,87%, 12,52% e 12,23% respetivamente. Do outro lado da tabela está a Itália (7,58%), Áustria (6,45%) e Roménia (2,25%). Portugal encontra-se no centro, com 10,96% de empresas de alto crescimento, mas mesmo assim está acima da média europeia de 9,9%.

Percentagem de empresas de crescimento rápido por país da UE-28 (2015)

Fonte: Eurostat

O setor dos serviços é aquele onde predominam as empresas que apresentam maiores valores de crescimento da mão-de-obra, em especial as empresas na área de “Comunicação e Informação”, com 15,3% de organizações de alto crescimento a operar. Seguem-se as áreas de “Serviços Administrativos e de Apoio” (14%) e “Transporte e Armazenamento” (12%).

Empresas de crescimento elevado no setor dos serviços (%)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas de crescimento rápido campeãs do emprego em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião