Maior grupo industrial da Catalunha poderá estar de saída da região
A Celsa tem vindo a planear a saída da sede principal da empresa da Catalunha junto dos seus advogados.
A perda de empresas da Catalunha continua a marcar a atualidade da economia da comunidade. Desta vez poderá estar em causa a saída da Celsa, a metalúrgica considerada o maior grupo industrial da região. A notícia é avançada pelo El Confidencial esta segunda-feira.
A família Rubiralta, detentora do grupo industrial, tem vindo a analisar nas últimas semana a mudança da sede social da Barna Steel, a empresa chave de toda a holding. Segundo o jornal, Francesc Rubiralta já iniciou as formalidades para a alteração da sede da empresa principal do grupo para que tudo decorra dentro da normalidade, caso a Catalunha rompa relações com Madrid.
A Celsa emprega 9.000 empregados em todo o mundo, e 70% das vendas da Barna Steel são feitas no estrangeiro. Neste sentido, a empresa pretende um marco jurídico estável.
O grupo industrial está um passo mais próximo de se juntar a grandes nomes como o CaixaBank, o Sabadell, a Abertis, entre outras, num total de mais de 1.300 empresas que já abandonaram a Catalunha. As perdas já ascendem a mais de 50% do PIB da comunidade.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Maior grupo industrial da Catalunha poderá estar de saída da região
{{ noCommentsLabel }}