Câmara de Lisboa toma hoje posse ainda sem acordos definidos para a maioria

  • Lusa
  • 26 Outubro 2017

Os eleitos da Câmara e da Assembleia de Lisboa irão hoje tomar posse, numa cerimónia aberta ao público. No entanto, ainda não estão definidos acordos para a governação da cidade.

Os eleitos da Câmara e da Assembleia Municipal de Lisboa irão esta quinta-feira tomar posse, numa cerimónia aberta ao público que decorrerá na Praça do Município, mas ainda sem definição quanto a acordos para a governação da cidade.

A presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, dará posse ao presidente da Câmara, Fernando Medina (eleito pelo PS), e aos restantes 16 vereadores do executivo. Também serão empossados os 75 deputados municipais (51 eleitos diretamente e 24 presidentes das Juntas de Freguesia, deputados por inerência).

O PS ganhou as eleições autárquicas para a Câmara de Lisboa com 42,02% dos votos, mas não conseguiu manter a maioria absoluta obtida por António Costa, ficando com oito vereadores, menos três do que em 2013. Já o CDS-PP elegeu quatro vereadores (ganha três), o PSD obteve dois mandatos (perde um), a CDU mantém os dois eleitos e o Bloco de Esquerda conseguiu eleger um vereador.

O atual presidente da Câmara, Fernando Medina, foi o número dois de Costa na autarquia, tendo assumido a presidência quando o ex-presidente saiu do cargo para assumir funções de primeiro-ministro. Desde que se disputaram as autárquicas, a 1 de outubro, que o PS e o BE se mostraram disponíveis para chegarem a um acordo, tendo os bloquistas chegado a confirmar “conversações” com Fernando Medina.

Quanto ao PCP, apesar de o secretário-geral ter recusado qualquer acordo pós-eleitoral na autarquia de Lisboa, embora mantendo uma postura construtiva, a direção de Lisboa sublinhou hoje que esta força política se encontra disponível para “convergências pontuais” na Câmara Municipal, no sentido de contribuir para “resolver os problemas” da capital.

De acordo com o site da Assembleia Municipal, o executivo será composto por Fernando Medina (presidente), Duarte Cordeiro, Paula Marques, Manuel Salgado, João Paulo Saraiva, Catarina Vaz Pinto, José Sá Fernandes e Miguel Gaspar, mas ainda não são conhecidas as pastas que assumirão. Segundo a mesma fonte, os eleitos da Coligação Nossa Lisboa (CDS-PP/PPM/MPT) serão Assunção Cristas, João Gonçalves Pereira, Maria Zagalo e Antero Moreira da Silva. Pelo PSD, a equipa que tomará posse será composta por Teresa Leal Coelho, que é reconduzida, e pelo estreante João Pedro Costa. A CDU (coligação PCP/PEV) elegeu João Ferreira e Carlos Moura, enquanto o vereador do Bloco de Esquerda (BE) será Ricardo Robles.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa toma hoje posse ainda sem acordos definidos para a maioria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião