Avaliação bancária das casas renova máximos de 2011

O metro quadrado no país está avaliado em 1.135 euros, o valor mais elevado desde junho de 2011. A avaliação bancária às casas está a aumentar há seis meses consecutivos.

A avaliação bancária de casas continua a aumentar. Em setembro, o metro quadrado no país voltou a ficar mais caro, pelo sexto mês consecutivo, e ficou avaliado em 1.135 euros, mais 13 euros do que em agosto e o valor mais elevado desde 2011. Os dados foram divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os preços da habitação têm vindo a renovar máximos desde março deste ano e estão agora ao nível dos preços que se registavam em maio de 2011. Por essa altura, o valor médio de avaliação bancária da habitação em Portugal era de 1.151 euros por metro quadrado. O valor registado em setembro deste ano, de 1.135 euros por metro quadrado, está quase ao nível que se verificava em janeiro de 2011, quando o metro quadrado em Portugal custava uma média de 1.139 euros.

Metro quadrado mais caro pelo sexto mês consecutivo

O preço do metro quadrado aumentou, assim, em 1,2% em relação a agosto. Já na comparação homóloga, o ritmo de crescimento é mais acelerado: a avaliação bancária das casas aumentou 5,5% face a setembro do ano passado. “No mês em análise, salienta-se o facto de o valor médio de avaliação bancária ter aumentado de forma generalizada, ou seja, em todas as regiões, em ambos os tipos de imóvel e quer em termos mensais quer homólogos”, destaca o INE.

A avaliação bancária aumentou sobretudo nos apartamentos, com o metro quadrado a subir 1,6% nesta categoria, para os 1.192 euros por metro quadrado. Já nas moradias, a avaliação bancária aumentou 0,7%, para 1.051 euros por metro quadrado.

Aceleração de preços é maior nos Açores e na Madeira

As maiores subidas da avaliação bancária registaram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Na comparação com agosto, o metro quadrado aumentou em 2,1% nos Açores, para 994 euros, e em 2% na Madeira, para 1.270 euros por metro quadrado.

Por outro lado, o Algarve continua a ser a região com a avaliação bancária mais elevada. Em setembro, o metro quadrado no Algarve estava avaliado em 1.428 euros. Na Área Metropolitana de Lisboa, a segunda região mais cara, a avaliação foi de 1.381 euros por metro quadrado.

Do lado oposto, estão o Centro, com uma avaliação de 944 euros por metro quadrado, e o Alentejo, com uma avaliação de 970 euros por metro quadrado.

Notícia atualizada às 11h33 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas renova máximos de 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião