Bolsa prolonga ganhos à boleia das energéticas
A família EDP e a Galp estão a dar força ao PSI-20, numa altura em que os investidores antecipam os resultados trimestrais das cotadas.
A bolsa de Lisboa abriu a última sessão da semana em alta, a prolongar os ganhos registados na quinta-feira. A energia continua a negociar no verde e dá força ao PSI-20, numa altura em que os investidores antecipam a apresentação de resultados das cotadas do setor.
O PSI-20 está a valorizar 0,4%, com 13 cotadas em alta, quatro em queda e uma inalterada. A contribuir para estes ganhos está o setor energético, com a EDP a avançar 0,6%, para os 3,03 euros por ação, e a EDP Renováveis a ganhar 0,68%, para os 7,087 euros por ação. Ainda na energia, a Galp sobe 0,32%, para os 15,55 euros por ação.
As duas cotadas apresentam resultados na próxima semana e, para já, o sentimento é misto. Os analistas do Haitong antecipam que a EDP registe lucros de 632 milhões de euros no terceiro trimestre, o que, a confirmar-se, representará um aumento de 342% em relação ao período homólogo. Contudo, esse resultado só acontece pelo efeito da venda da Naturgas, que detém a distribuição do gás em Espanha, que representou uma mais-valia de 700 milhões de euros. Sem contabilizar este negócio, antecipa o Haitong, os lucros da EDP serão de apenas 122 milhões no terceiro trimestre, menos 10% do que há um ano.
Destaque também para o setor papeleiro, com a Navigator a avançar 0,5%, para os 4,42 euros por ação. A empresa reportou, na quinta-feira, um aumento dos lucros apoiado por uma redução dos custos e mais vendas.
Do lado das quedas, destaque para a Mota-Engil, que recua 0,15%, para os 3,32 euros por ação, e para a Nos, que perde 0,12%, para os 5,14 euros por ação.
No resto da Europa, a tendência generalizada é de ganhos. O Stoxx 600 está a valorizar 0,46%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa prolonga ganhos à boleia das energéticas
{{ noCommentsLabel }}