Web Summit: Serviço cria guias digitais para ajudar hóspedes em alojamento local

  • Lusa
  • 29 Outubro 2017

Startup do Porto está a desenvolver um serviço online que permite criar guias sobre equipamentos e regras de utilização de casas de arrendamento local, através de ‘QR codes’,

Uma ‘startup’ do Porto está a desenvolver um serviço ‘online’ que permite criar guias sobre equipamentos e regras de utilização de casas de arrendamento local, através de ‘QR codes’, com o intuito de facilitar a estada dos hóspedes.

O Houzguide é um serviço para proprietários de casas e empresas de arredamento local que utilizam o Airbnb — plataforma ‘online’ para anunciar e reservar acomodações, que lhes permite criar guias para as casas com base em ‘QR codes’ (símbolo que armazena dados interpretados pelos equipamentos de leitura), disse à Lusa Paulo Bastos, um dos fundadores da ‘startup’ (empresa de base tecnológica em fase de desenvolvimento).

Esses ‘QR Codes’, que podem conter texto e imagem nas línguas escolhidas pelos proprietários das casas, fornecem aos hóspedes dados sobre o interior dos espaços, os equipamentos disponíveis, as regras de utilização e como aceder à Internet ou à garagem.

A informação é obtida através da aplicação Houzguide, que os hóspedes podem descarregar gratuitamente para os ‘smartphones’, explicou.

O intuito deste serviço é “ajudar os proprietários das casas a providenciar uma melhor experiência para os hóspedes”, aumentando a comunicação entre ambos, indicou Paulo Bastos.

A ideia para a sua criação, que surgiu durante a feira de turismo de Lisboa, em março, vem colmatar as dificuldades que os próprios fundadores do Houzguide sentem.

“Viajamos bastante e há essa questão de estar numa casa, querer saber algo sobre algum equipamento, por exemplo, e não conseguir contactar o proprietário”, contou o engenheiro informático.

Segundo Paulo Bastos, essa é uma preocupação também para os proprietários, que querem fornecer o melhor serviço possível, mas nem sempre estão disponíveis para facultar informações.

A Houzguide, que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos meses, vai ser apresentada oficialmente durante a 2.ª edição da Web Summit, uma conferência global de tecnologia que se realiza anualmente em Lisboa, entre 06 e 09 de novembro, onde são esperados mais de 60 mil participantes de 170 países e cerca de 20 mil empresas.

A participar pela primeira vez no evento, o empreendedor acredita que esta é uma forma de mostrar ao público o Houzguide, encontrar parceiros e receber críticas que podem ajudar a melhorar o serviço.

“Sabemos que a área do turismo é cada vez mais importante, em Portugal e noutros países”, existindo “já muitas empresas a proporcionar boas experiências fora das casas”, como é o caso dos guias turísticos eletrónicos.

No entanto, para o interior das casas “não existem muitas soluções que ajudem a uma melhor experiência e é isso que estamos a desenvolver”, reforçou Paulo Bastos.

Apesar de se encontrar ainda em fase de testes, a aplicação já foi adotada pelo grupo The City Concierge, uma empresa de alojamento local em Portugal, que irá utilizar esta aplicação em mais de 500 imóveis turísticos.

Para além de Paulo Bastos, fazem parte da equipa do Houzguide o engenheiro informático Rui Silva e a engenheira informática e designer Inês Azevedo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Web Summit: Serviço cria guias digitais para ajudar hóspedes em alojamento local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião