Vestager: “A Google não esteve à alturas das suas responsabilidades”

Margrethe Vestager, a Comissária Europeia para a Concorrência, falou na Web Summit das sanções à Google e sublinhou a importância dos governos fazerem cumprir a regulação.

Vestager no Web SummitWeb Summit

Margrethe Vestager veio à Web Summit falar de inovação e da importância da concorrência. No segundo dia do evento, a Comissária Europeia para a Concorrência apontou a responsabilidade das empresas em promover a competição que conduz à inovação. “Foi por isso que multámos a Google. A empresa não esteve à altura desta responsabilidade”, afirmou Vestager.

Bruxelas aplicou uma multa de mais de dois mil milhões à Google no passado mês de junho. No seu discurso, Vestager justificou: “Quantos de vocês gostavam que a vossa empresa aparecesse na página quatro da pesquisa? Com esta decisão, esperamos, conseguiremos abrir a competição no mercado e fazer as coisas avançarem”.

Os governos não escaparam ao discurso da Comissária. Sem nomear, mas poucos meses após pressionar a Apple a devolver 13 mil milhões em impostos perdoados pelo governo irlandês, Vestager disse “esta é a razão pela qual estamos a atuar. Não só para saber que todas as empresas pagam os seus impostos mas que os governos asseguram que todas as empresas os pagam”. Avançou ainda que espera ter um acordo internacional nesta matéria até à próxima primavera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vestager: “A Google não esteve à alturas das suas responsabilidades”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião