Carris vai aumentar o número de linhas e reforçar a frota

  • ECO
  • 13 Novembro 2017

O Presidente da Carris, Tiago Farias, avança que nos próximos quatro anos a Carris vai aumentar o número de linhas de autocarro, mas também reforçar o número de autocarros (250) e de elétricos (25).

O Presidente da Carris, Tiago Farias, garante que, nos próximos quatro anos, haverá um aumento do número de linhas da transportadora e avança que os novos autocarros deverão chegar na segunda metade de 2018.

Em entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1, o responsável disse que “o número de quilómetros e de linhas que queremos colocar ao serviço da cidade de Lisboa ao longo dos próximos quatro anos é crescente e contínuo. Queremos colocar mais serviço e com maior fiabilidade”.

O Presidente do Carris, Tiago Farias, revela que “o eixo entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas, é uma zona de grande confluência e que vai ser trabalhada” assim como a estrada de Benfica. Tiago Petinga/LUSA

E para financiar este crescimento, no próximo ano, a Câmara Municipal de Lisboa deverá atribuir à Carris, em 2018, em termos de compensação de serviço público, 18 milhões de euros. “Para o próximo ano está previsto um valor que rondará provavelmente os 18 milhões. Mas tudo depende da ambição de crescimento da empresa, não só em termos de rede, de oferta, mas também em termos de tarifário. É a conjugação destes fatores que leva a que se calibre e que se valide o número”, sublinhou Tiago Farias.

Já quanto aos novos autocarros, que estão previstos para a segunda metade do próximo ano, o presidente da Carris revela que, até 2020, a empresa vai receber 250 novos autocarros — dos quais 165 serão a gás natural — e apostar na revitalização dos elétricos, porque “os elétricos articulados que fazem a linha 15, que não têm capacidade de subir aos bairros históricos nem agilidade para se movimentarem em certas áreas da cidade”. O plano é comprar dez novos elétricos históricos. O sucessos deste meio de transporte junto dos turistas e o facto de estar previsto lançar “uma linha que irá do Cais do Sodré até às Amoreiras e Campolide”, justificam este reforço, explicou Tiago Farias.

Mas como o objetivo é também “expandir a linha que hoje termina na Praça do Comércio a Santa Apolónia” também vão ser necessários mais elétricos articulados, mais exatamente 20. Mas esta expansão vai depender “de fechar o planeamento com o executivo municipal. Porque a expansão tem de estar sincronizada com a revitalização do espaço público que depois alberga o carril”.

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