Espanha pode criar mais 500 mil empregos se a Catalunha “voltar ao normal”

  • ECO
  • 14 Novembro 2017

O primeiro-ministro espanhol diz que a economia espanhola pode abrir 500.000 vagas de emprego e crescer mais rápido caso a situação na Catalunha "volte ao normal".

Mariano Rajoy, o primeiro-ministro espanhol, projeta que, caso a situação da Catalunha “volte ao normal”, a economia espanhola beneficie de uma vaga de novos empregos — meio milhão — e que o PIB cresça entre 2,8% e 3% em 2018. Independentemente do desenrolar dos acontecimentos, o líder do Executivo não conta abandonar a sua posição em Madrid até ao final do mandato.

“Se isto acalmar, a economia pode crescer cinco ou seis vezes mais no próximo ano” afirmou Rajoy numa entrevista à Cope Radio, citada pelo Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês). O Governo espanhol previu em outubro que os movimentos independentistas da região da Catalunha resultassem numa quebra do PIB dos 2,6% previstos para 2018 para os 2,3%.

Catalunha foi a região espanhola onde o desemprego mais cresceu em outubro. Em geral, o número de desempregados nesse país registou um aumento de 56.844 pessoas em relação a setembro, embora em relação ao ano anterior o número de desempregados tenha diminuído em 297.956 indivíduos. A “debandada” de empresas que saíram da Catalunha desde que se iniciaram os movimentos separatistas já está próxima da fasquia dos 1.400.

Na mesma entrevista, Rajoy afirmou que caso os separatistas saiam vitoriosos das eleições de 21 de dezembro, nas quais se irá decidir acerca da autonomia da Catalunha, não abandonaria o cargo de primeiro-ministro. “Se estiver nas minhas mãos, esta legislatura durará quatro anos”, rematou, de acordo com o El País.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha pode criar mais 500 mil empregos se a Catalunha “voltar ao normal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião