Esperas no aeroporto até três horas. Há falta de funcionários
São menos os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras a operar no aeroporto de Lisboa, o que está a afetar o normal funcionamento.
Nas últimas semanas, os tempos de espera no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, têm subido — em alguns casos, chegaram às três horas. Os atrasos devem-se à redução de inspetores do SEF, com 45 estagiários a terem sido dispensados para concluir o curso. Contudo, estão prometidos reforços para o Natal e para a passagem de ano.
“Tem-se assistido a uma degradação do serviço prestado pelo SEF, conduzindo a tempos de espera nas chegadas extremamente elevados”, avança um porta-voz do aeroporto ao Diário de Notícias. Em mais de 70% dos dias deste ano, até à data, as médias de espera no controlo de fronteiras nas chegadas superaram os 45 minutos, informa a mesma fonte.
O SEF não desmente e limita-se a relembrar a crescente afluência do aeroporto, que descreve como “muito significativa”, na ordem dos 32% em comparação com 2016. Os 45 estagiários que serviam de reforço durante o verão foram retirados em outubro, mas o SEF aponta uma quebra maior. Estão ativos um total de 160 inspetores, menos 70 do que no verão.
Segundo o Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF) “deviam estar destacados no aeroporto de Lisboa pelo menos 250 inspetores“. Contudo, para além da falta de pessoal, o sindicato sublinha a necessidade de alterações estruturais. Sugere um espaço próprio para o controlo de passaportes dos voos de origens de risco, dado que são mais demorados e a dispersão do horários dos voos de longa distância de países fora da União Europeia”.
Os inspetores do SEF têm vindo a reivindicar um aumento dos recursos humanos. A então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, prometeu abrir um concurso para a admissão de 100 novos inspetores, que motivou a desconvocação da greve marcada para agosto. Na altura, o sindicato exigia 200.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Esperas no aeroporto até três horas. Há falta de funcionários
{{ noCommentsLabel }}