5 coisas que vão marcar o dia

Mário Centeno vai ao Parlamento explicar o processo de venda do Novo Banco, no mesmo dia em que o provedor da SCML é ouvido pelos deputados sobre a possível entrada no capital do Montepio.

É dia de falar de bancos no Parlamento. Mário Centeno vai prestar novos esclarecimentos sobre o processo de venda do Novo Banco, enquanto o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai explicar a possível entrada da instituição de solidariedade no capital do Montepio. É também dia de negociações laborais: os professores reúnem-se com o ministro da Educação para discutir o descongelamento das carreiras e os trabalhadores da Autoeuropa falam publicamente sobre o resultado da reunião que tiveram com a administração na terça-feira. A fechar, Santana Lopes e Rui Rio voltam a sentar-se frente a frente.

Centeno explica venda do Novo Banco…

Mário Centeno volta ao Parlamento para prestar declarações sobre a venda do Novo Banco. O ministro das Finanças vai ser ouvido, esta manhã, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), a pedido do PCP, que quer que Mário Centeno explique o acordo-quadro estabelecido entre o Estado e o Fundo de Resolução, para viabilizar a venda do Novo Banco. É este acordo que prevê que, se for necessário para que o Fundo de Resolução cumpra as suas obrigações, o Estado financia este fundo, preservando a “estabilidade financeira”.

… Provedor da SCML explica entrada no Montepio

Também esta manhã, há outro banco a ser discutido no Parlamento. Edmundo Martinho, provedor da SCML, vai à Comissão de Trabalho e Segurança Social para “prestar esclarecimentos sobre os contornos que envolvem a hipótese de a SCML entrar no capital do Montepio Geral”, a requerimento do CDS-PP. A audição surge depois da polémica em torno desta entrada da instituição de solidariedade no capital de um banco, uma ideia que, segundo o antigo provedor Pedro Santana Lopes, terá partido do Governo. Já o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, continua a negar essa hipótese.

Professores reúnem-se com Governo

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) reúne-se com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, para discutir o processo de reposicionamento dos docentes retidos no primeiro escalão desde 2011. Em cima da mesa das negociações entre professores e Governo tem estado também o acesso ao quinto e ao sétimo escalões da carreira docente. Esta segunda-feira, Tiago Brandão Rodrigues disse que a definição do número de docentes que vai progredir para estes escalões é “um trabalho subsequente” à negociação do diploma.

Trabalhadores da Autoeuropa falam sobre última reunião

A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa reuniram-se, esta terça-feira, para discutir os novos horários que a administração impôs. Esta tarde, o SITE-SUL, o sindicato com maior representação na Autoeuropa, vai falar sobre os resultados alcançados nesta reunião. As negociações decorrem depois de a administração ter imposto um horário transitório, para vigorar no primeiro semestre deste ano, na sequência de rejeição de dois pré-acordos sobre os novos horários.

Santana e Rio voltam ao frente a frente

A três dias das eleições internas do PSD, os dois candidatos à liderança do partido voltam a um frente a frente. Santana Lopes e Rui Rio voltam a debater, desta vez na TVI, depois de cada um dos candidatos já ter concedido várias entrevistas. O apoio ou não a um bloco central e as prioridades económicas para o país deverão ser os temas em cima da mesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião