5 coisas que vão marcar o dia

  • Margarida Peixoto
  • 15 Janeiro 2018

Esta segunda-feira haverá dados sobre emprego, turismo e consumo. A Mobinov apresenta um estudo sobre a indústria automóvel e começa uma conferência internacional de energia.

O dia será marcado por indicadores determinantes para perceber a evolução da economia portuguesa, como é o caso do crédito ao consumo, emprego e turismo. Haverá informação fresca sobre a indústria automóvel e arranca uma conferência internacional dedicada à inovação na área da energia.

Banco de Portugal divulga dados de crédito ao consumo

O Banco de Portugal vai divulgar informação relativa a novembro do crédito ao consumo. Os dados avançados pelo banco central estarão discriminados por finalidade, permitindo avaliar o comportamento dos consumidores no final do ano passado. O indicador será relevante para perceber se o crescimento do PIB poderá estar demasiado impulsionado pelo recurso ao crédito e se as famílias se estão a endividar excessivamente.

INE publica dados sobre atividade turística

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica informação sobre a atividade turística relativa a novembro. A publicação dá dados sobre o número de hóspedes, dormidas, estada média, proveitos das empresas, entre outros. O turismo tem sido um dos setores mais dinâmicos da economia nacional, ajudando às exportações e a equilibrar a balança comercial do país.

Estudo sobre emprego por conta própria

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica um destaque ocasional sobre o emprego por conta própria, relativo a 2017. Os dados sobre o mercado de trabalho têm mostrado uma diminuição consistente da taxa de desemprego e o Governo tem sublinhado o forte contributo dos contratos permanentes para esta tendência. Contudo, não tem sido dado grande destaque ao comportamento do emprego por conta própria.

Mobinov apresenta estudo sobre indústria automóvel

A Associação do Cluster Automóvel, Mobinov, apresenta um estudo sobre a indústria automóvel portuguesa, em Leiria. O primeiro-ministro António Costa, e o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral vão estar presentes no evento. De acordo com o INE, o setor automóvel fundamenta em grande medida as boas perspetivas de exportações para 2018.

Arranca o World Future Energy Summit

Começa no World Future Energy Summit, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Esta é uma conferência dedicada à inovação, digitalização e transformação no mercado global da energia. O evento vai contar com centenas de fornecedores internacionais, decisores e líderes do setor e deverá trazer pistas sobre os próximos desenvolvimentos na área da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião