Fisco vai enviar senha de acesso ao Portal das Finanças a quem ainda faz IRS em papel

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2018

A partir de agora, todos os contribuintes têm de entregar o IRS por via eletrónica. AT vai notificar contribuintes que optaram pelo papel e admite enviar senhas a quem ainda não as tem.

Os contribuintes que entregaram IRS em papel no ano passado e que no final deste mês não tenham solicitado senha de acesso ao Portal das Finanças serão notificados de que, agora, só podem entregar o IRS por via eletrónica. Depois disso, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) admite enviar senhas de acesso a estas pessoas, avança o Diário de Notícias.

Em causa estão 280 mil pessoas que, em 2017, ainda entregaram o IRS em papel. De acordo com o DN, o fisco vai começar a enviar cartas ou e-mails a estas pessoas, com o objetivo de que todos os contribuintes estejam informados até ao final de março.

A informação consta do documento sobre a planificação para a receção e apoio à submissão das declarações anuais do imposto, que admite ainda “o envio, caso tal seja tecnicamente possível, da senha de acesso aos contribuintes que, no ano anterior, enviaram a declaração em papel e que não disponham de senha”.

Para garantir que todos os contribuintes têm acesso ao Portal das Finanças, o fisco também prevê um aumento de 25% no plafond das senhas na hora (códigos de acesso entregues aos contribuintes que já não têm tempo para esperar que este chegue pelo correio). O acréscimo de senhas ficará disponível na última quinzena de maio.

Existirão postos de atendimento digital em algumas repartições de Finanças a partir de 1 de abril, estando em estudo a hipótese de o atendimento ocorrer por marcação, conclui o DN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco vai enviar senha de acesso ao Portal das Finanças a quem ainda faz IRS em papel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião