Hoje nas notícias: BES, turismo e fundos comunitários

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

O assunto da queda do BES continua na ordem do dia com o Ministério Público a concordar em absoluto com a comissão liquidatária da instituição e a apontar o dedo a 13 culpados, numa lista encabeçada por Ricardo Salgado. Ainda na banca, dois conselheiros do Montepio discordam dos nomes apontados para a nova gestão para gerir a Ciaxa Económica devido a alegadas dívidas à banca por parte de um dos gestores. Entretanto, Pedro Marques dá uma entrevista onde dá conta de que inicia hoje um conjunto de reuniões para tentar encontrar uma posição comum em Bruxelas na reprogramação de fundos. No turismo, fica a saber-se que a ligação Pequim-Lisboa fez crescer o número de turistas chineses e que são estes os que mais gastam diariamente em Portugal. Já no Porto, os israelitas estão a investir em força.

Ministério Público confirma 13 culpados na queda do BES

O Ministério Público e a comissão liquidatária do Banco Espírito Santo estão de acordo relativamente à queda da instituição. A insolvência é culposa e são 13 os seus responsáveis. Entre os nomes apontados estão Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi e Amílcar Morais Pires. O MP subscreve assim o relatório da comissão liquidatária que considerava que os 13 responsáveis, na sua maioria antigos gestores do banco, tinham contribuído para gerar um prejuízo de 5,9 mil milhões de euros. O procurador da República, Carlos Ribeiro, propõe ainda como testemunhas o “comisssaire aux comptes” e o líder da KPMG. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Montepio: Futuro gestor acusado de ter dívidas à banca

Dois conselheiros da Associação Mutualista Montepio questionam condições da nova gestão para a gerir a Caixa Económica. Em causa estão alegados créditos em atraso, e que até dezembro passado constavam das listagens do Banco de Portugal, por membros que fazem parte das listas para os órgãos sociais da Caixa Económica Montepio Geral. A denúncia partiu de Carlos Areal e Viriato Silva que contudo não especificam a quem se referem. Os dois conselheiros contestam que a AMMG tenha incluído nas suas listas para “a comissão executiva de uma instituição bancária”, um gestor com um passado de dívidas à banca. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Pedro Marques: Governo inicia ronda para negociar fundos “em consenso”

A reprogramação de fundos comunitários é o tema de fundo da ronda de negociações que o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, inicia hoje e que prevê encerrar até ao fina de junho. Pedro Marques quer apostar num novo modelo de financiamento e no fim do ensino recorrente vocacional. Sobre o PSD, o ministro diz que esta nova direção abre espaço a novo entendimento. Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado”.

Voo direto de Pequim trouxe mais 74 mil chineses para Portugal

O número de turistas chineses em Portugal aumentou o ano passado 40%, um ritmo três vezes maior do que o verificado no ano anterior para um total de 256.735. Este aumento aconteceu precisamente no ano em que teve início a ligação aérea direta entre Pequim e Lisboa. Os turistas chineses são os que mais gastam em Portugal (642 euros por cada dia) praticamente o triplo do que gastam os angolanos. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Israelitas investem em força no Porto

O mercado imobiliário no Porto está a atrair investidores israelitas. A oportunidade negócio aliada à facilidade de obtenção de nacionalidade portuguesa, através do comprovativo da descendência sefardita, tem feito com que os israelitas tenham investido milhões na cidade liderada por Rui Moreira. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: BES, turismo e fundos comunitários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião