Brexit: Economia britânica aquém das estimativas no final do ano

  • Lusa
  • 22 Fevereiro 2018

A economia do Reino Unido registou um crescimento inferior ao previsto no último trimestre do ano passado, devido a "revisões nos setores mineiro, energético e de serviços".

A economia britânica cresceu 0,4% no quarto trimestre de 2017 em relação ao trimestre precedente, menos 0,1 pontos do que a primeira estimativa divulgada no mês passado pela agência de estatística britânica.

A agência de estatística britânica (ONS — Office for National Statistics) referiu ainda que no ano passado o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,7%. “Umas revisões nos setores mineiro, energético e de serviços foram suficientes para ver uma ligeira revisão em baixa do crescimento trimestral”, sublinhou esta quinta-feira o especialista em estatística da ONS, Darren Morgan.

Por setores, a ONS sublinhou que o dos serviços, considerado o pulmão económico do Reino Unido, subiu 0,4% no último trimestre de 2017, especialmente a área das finanças e do transporte, e que o industrial aumentou 0,5%, enquanto o da construção desceu 0,7% e o da agricultura aumentou 0,9%. A depreciação da divisa britânica, devido ao impacto do Brexit, tornou as importações mais caras e fez subir a inflação, atualmente em 3%, acima do objetivo de 2% do Banco de Inglaterra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Economia britânica aquém das estimativas no final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião