Filho de José Eduardo dos Santos constituído arguido

  • ECO e Lusa
  • 26 Março 2018

Em causa está uma investigação a uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico

José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, foi constituído arguido e está impedido de sair do país, disse o sub-procurador-geral da República de Angola, Luís Benza Zanga.

Em causa está uma investigação a uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico, que já levou à constituição como arguido de Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola. Valter Filipe está indiciado pelo crime de peculato e branqueamento de capitais e também está impedido de sair do país enquanto decorrem as investigações.

A alegada transferência de 500 milhões de dólares terá sido concretizada pelo ex-governador do Banco Nacional de Angola, em setembro de 2017, um mês antes de se demitir do cargo, para uma conta do banco Credit Suisse de Londres.

O procurador-geral adjunto e coordenador da Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), João Luís de Freitas Coelho, confirmou a existência de outras pessoas no processo, “que também têm alguma responsabilidade na saída ilegal deste dinheiro” de Angola, mas que não identificou

Valter Filipe foi ouvido um dia depois de ter regressado a Angola, proveniente da África do Sul, e a suposta transferência de 500 milhões de dólares foi realizada em setembro de 2017, um mês antes da sua demissão do cargo a seu pedido, para uma conta do banco Credit Suisse de Londres.

Na altura em que Valter Filipe foi constituído arguido, João Luís de Freitas Coelho tinha garantido que as autoridades angolanas “estão a fazer todo o esforço junto do Governo e da banca inglesa para que este dinheiro seja devolvido a Angola”.

Notícia atualizada às 14h13 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filho de José Eduardo dos Santos constituído arguido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião