Economia recupera, mas Banco de Portugal alerta para queda da produtividade por trabalhador

  • Marta Santos Silva
  • 10 Maio 2018

Embora a economia portuguesa tenha acelerado no ano passado, a produtividade não está a evoluir da mesma forma - desde logo, o aumento do emprego serve para contrabalançar esse efeito.

A economia portuguesa está a recuperar, mas no conjunto da economia vê-se uma diminuição da produtividade por trabalhador. De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, no seu Boletim Económico de maio de 2018, a produtividade não está a evoluir positivamente, com diminuições dentro dos setores.

“No atual período de recuperação da economia portuguesa, a produtividade por trabalhador no conjunto da economia tem diminuído. De acordo com a evidência disponível, esta diminuição está associada a quedas da produtividade intrassetoriais”, lê-se no comunicado do Banco de Portugal. O banco central nacional aconselha, assim, a que se procure tomar medidas para impulsionar a produtividade.

“Para que [a economia portuguesa] consiga aproximar-se dos níveis de rendimento europeus, é fundamental continuar a assegurar um quadro de estabilidade macroeconómica, promover o crescimento potencial e a produtividade, o que, por sua vez, implica aumentar o investimento de qualidade e o nível de educação da mão-de-obra“, lê-se ainda no Boletim.

O Boletim Económico refere-se ao ano de 2017, fazendo um retrato da economia portuguesa durante o ano passado. O PIB per capita aumentou mais em Portugal (2,9%) do que na média da Zona Euro (2,2%), refere o banco central, acrescentando ainda que o crescimento desacelerou na segunda metade do ano.

O endividamento das famílias e das empresas, medido em percentagem do PIB, diminuiu. A taxa de poupança das famílias situou-se em 5,4% do rendimento disponível em 2017 (5,9% em 2016), traduzindo um crescimento nominal do consumo privado ligeiramente superior ao do rendimento disponível”, acrescenta o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia recupera, mas Banco de Portugal alerta para queda da produtividade por trabalhador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião