BCE alerta que países que desapertem o cinto arriscam perder investidores

O BCE alerta que Bélgica, França, Itália e Portugal estão demasiado dependentes do contexto económico favorável. Qualquer abrandamento pode afastá-los do radar dos investidores.

O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com as políticas de alguns países do euro. Diz que aqueles que desapertarem o cinto, ficam em risco de saírem do radar dos investidores num contexto de abrandamento do ritmo de crescimento.

“Uma deterioração do ritmo de crescimento ou um desapertar do cinco em países altamente endividados poderá ter impacto nas perspetivas orçamentais e, consequentemente, no sentimento do mercado sobre estes emitentes”, diz um relatório do BCE, citado pela Reuters.

Bélgica, França, Itália e Portugal são o foco da autoridade monetária da Zona Euro neste alerta, isto porque estão todos em risco de incumprirem com o Tratado Orçamental. Ou seja, estão a adotar políticas mais despesistas à boleia recuperação da economia.

"Uma deterioração do ritmo de crescimento ou um desapertar do cinco em países altamente endividados poderá ter impacto nas perspetivas orçamentais e, consequentemente, no sentimento do mercado sobre estes emitentes.”

BCE

O BCE alerta que há uma elevada dependência destes quatro países do contexto macroeconómico o que faz com que qualquer abrandamento os possa deixar numa situação mais complicada.

Portugal está no lote, mas a mensagem de Mario Draghi é vista como indo diretamente para o seu país de origem, Itália. É que o 5 Estrelas e a Liga vão formar governo, com Giuseppe Conte como primeiro-ministro, tendo uma agenda contrária à do Tratado Orçamental.

As políticas defendidas pelos dois partidos italianos têm provocado alarme nos mercados internacionais. Os juros da dívida de Itália estão a disparar, atingindo máximos de 14 meses, arrastando as taxas exigidas pelos investidores a outros países, nomeadamente Portugal. A taxa a 10 anos chegou aos 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE alerta que países que desapertem o cinto arriscam perder investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião