António Costa prepara viagem a Angola em junho

  • ECO
  • 25 Maio 2018

O reatar das relações diplomáticas entre Portugal e Angola é "um objetivo totalmente prioritário" para o Governo português, disse já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

António Costa prepara viagem a Angola em junho. A informação foi avançada pelo jornalista Raul Vaz, na Antena 1, e confirmada pelo ECO junto de fonte oficial do Governo.

A viagem do primeiro-ministro a Angola já tinha sido anunciada por Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, na semana passada. No Parlamento, o ministro disse que os chefes da diplomacia portuguesa e angolana já iniciaram a preparação da visita do primeiro-ministro português a Luanda, que é “um objetivo totalmente prioritário” para o Governo português.

A viagem vai acontecer depois de o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, já se ter deslocado em visita oficial a Luanda, também na semana passada, onde foi recebido de surpresa por João Lourenço.

Além da deslocação de Costa a Luanda, Portugal e Angola deverão também retomar a revisão do programa executivo de cooperação e tratar da agenda bilateral, “que é muito rica”, disse o Presidente angolano, João Lourenço, na semana passada, depois de se ter reunido com o ministro da Defesa.

As relações diplomáticas entre os dois países foram colocadas em causa recentemente, com os desenvolvimentos do Caso Fizz, que tem como arguido o ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente, acusado de ter corrompido o ex-procurador português Orlando Figueira.

Contudo, a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que deu razão ao recurso da defesa de Manuel Vicente e determinou que o processo contra o ex-governante angolano decorra no seu país, veio aliviar a tensão diplomática. Segundo a expressão de Marcelo Rebelo de Sousa “desaparece o irritante” e, nas palavras de Santos Silva, a relação bilateral pode voltar “ao nível mais alto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa prepara viagem a Angola em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião