5 coisas que vão marcar o dia

Do debate quinzenal a um plenário de trabalhadores da Autoeuropa, em Portugal, ao encontro de Draghi com Trichet, e ao Fórum económico de Bruxelas, centram-se as atenções dos investidores.

O debate quinzenal no Parlamento, onde serão debatidos os assuntos económicos e sociais em Portugal, promete ser um dos principais marcos da agenda desta terça-feira, em Portugal. No mesmo dia, os trabalhadores da Autoeuropa reúnem-se em plenário, com uma eventual greve em cima da mesa. Também a Ibersol apresenta as suas contas do primeiro trimestre. Lá fora, Mário Centeno é um dos oradores no Fórum Económico de Bruxelas, organizado pela Comissão Europeia. Nota ainda para os 20 anos do BCE que são celebrados com uma conversa entre Mário Draghi e o seu antecessor Jean-Claude Trichet.

Debate quinzenal centrado nos assuntos económicos e sociais

“Assuntos económicos e sociais”, são estes os temas que estarão em foco no debate quinzenal com o primeiro-ministro que se realiza nesta quarta-feira no Parlamento. O tema foi escolhido pelo PS, partido a quem competirá dar o pontapé de saída para a ronda de questões a colocar a António Costa. Seguem-se as questões do BE, CDS-PP, PCP, PEV, PSD e PAN. O debate tem início às 15 horas.

Ibersol presta contas do primeiro trimestre

A empresa do setor alimentar faz o balanço da sua atividade relativa aos primeiros três meses, divulgação que será feita após o fecho do mercado. Segundo os cálculos do Caixa BI, a Ibersol terá visto os seus lucros crescerem 33,4% no primeiro trimestre, face ao período homólogo, com estes a ascenderem previsivelmente a 2,6 milhões de euros. A análise do Caixa BI indica que o resultado refletirá “um abrandamento natural a nível de vendas, no seguimento da sazonalidade após um [quarto] trimestre [de 2017] tipicamente forte.

Trabalhadores da Autoeuropa reúnem-se para decidir greve

Os trabalhadores da Autoeuropa juntam-se em plenário, esta terça-feira, para falar do novo horário de trabalho imposto “unilateralmente” pela administração da fábrica de Palmela. Em cima da mesa está ainda a decisão de aderir ou não ao pré-aviso de greve que os sindicatos afetos à CGTP entregaram no início de maio. Serão realizados três plenários, às 6h00, às 9h00 e às 15h30. Os trabalhadores vão analisar as propostas da administração que sugere um novo horário com 19 turnos semanais, — ou seja, em regime de laboração contínua com trabalho ao fim de semana e trabalho noturno nos dias de semana, — que será implementado após o encerramento anual da fábrica em agosto.

Draghi e Trichet juntos para comemorar 20 anos do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) está de parabéns: celebra 20 anos desde a sua criação. Para comemorar a data, realiza-se esta terça-feira um evento em Frankfurt que juntará numa conversa Mario Draghi e Jean-Claude Trichet, o seu antecessor na liderança da entidade responsável pela política monetária da Zona Euro. Nesta conversa não deverá falhar o tema do timing para a retirada dos estímulos monetários: especificamente o abandono do programa de compra de ativos, bem como a subida dos juros de referência. Este encontro acontece ainda a poucos dias da reunião mensal do BCE, que se realiza a 14 de junho, onde podem surgir novidades neste âmbito.

Responsáveis europeus reunidos no Fórum Económico de Bruxelas

A Comissão Europeia organiza nesta terça-feira o Fórum Económico de Bruxelas de 2018. Este fórum foi criado com o objetivo de facilitar o diálogo sobre os principais tópicos económicos entre os responsáveis políticos europeus e internacionais, líderes, académicos, sociedade civil e líderes empresariais. Este ano, o debate deste evento centra-se na economia europeia na era da disrupção digital. Para além do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estarão também presentes os comissários de economia Valdis Dombrovskis e Pierre Moscovici, bem como o líder do Eurogrupo, Mário Centeno, e a presidente executiva do banco Santander, Ana Botin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião