Suíços rejeitam proposta que impedia os bancos comerciais de fabricarem dinheiro

  • Lusa
  • 10 Junho 2018

Os suíços rejeitaram este domingo, em referendo, uma proposta que visava dar ao Banco Nacional a competência exclusiva de emitir moeda. Bancos comerciais podem continuar a fabricar dinheiro.

Os suíços rejeitaram este domingo, em referendo, uma iniciativa popular que dava ao Banco Nacional da Suíça (BNS) poderes plenos e exclusivos de fabrico de moeda, e que, segundo os defensores da proposta, garantia a estabilidade financeira do país. A proposta foi recusada de forma clara, com 75% de votos contra, segundo as últimas previsões oficiais, noticia a agência de notícias espanhola Efe.

A iniciativa implicava uma reforma radical do atual sistema monetário suíço, em que o BNS emite notas e moedas que representam apenas 10% da massa monetária em circulação. O restante dinheiro designa-se como “escritural”, já que existe apenas a nível contabilístico e de forma eletrónica em contas bancárias. Os bancos comerciais vão criando esse dinheiro através dos créditos que aprovam, quer a empresas, quer a particulares, em vez de utilizarem o dinheiro dos depósitos.

O referendo tinha sido proposto por um comité que incluía personalidades de diferentes formações — economistas, especialistas financeiros, docentes e grupos sindicais –, que conseguiu reunir as 100.000 assinaturas necessárias para que fosse convocado. Os defensores da iniciativa pretendiam acabar com o sistema existente, substituindo-o por outro que, defendiam, protege melhor o dinheiro dos clientes dos bancos e previne novas crises financeiras.

Face ao fracasso do referendo, um dos coordenadores nacionais da campanha pelo “Sim”, Jean-Marc Heim, considerou que apesar da derrota a iniciativa permitiu generalizar um amplo debate e “despertar consciências” na população sobre o poder que os bancos comerciais têm graças à capacidade de fabricarem moeda. “Não abandonaremos o combate”, assegurou, acrescentando que os que lideraram o referendo sobre este tema continuarão a trabalhar por uma reforma do sistema bancário e pela regulamentação das criptomoedas.

No que respeita aos defensores do “Não”, a iniciativa aglutinou amplos setores políticos e económicos, que consideravam que a iniciativa enfraquecia os bancos e acarretava custos suplementares que acabariam por ser pagos pelos contribuintes. Sustentavam ainda que dar capacidade plena e exclusiva de produção de moeda ao Banco Nacional da Suíça ameaçava a independência da instituição.

Para o deputado de direita liberal-radical Olivier Feller (PLR/VD), copresidente do comité contra o referendo, o “povo não quis que a Suíça se convertesse num laboratório de experiências em matéria de política monetária”. O Governo suíço opôs-se, desde o início, a esta mudança pelo impacto que tinha na atividade comercial dos bancos, um setor do qual dependem 5,6% do emprego e 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíços rejeitam proposta que impedia os bancos comerciais de fabricarem dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião