BCP volta aos ganhos e valoriza 2%. Lisboa regressa a terreno positivo em sintonia com as praças europeias

A bolsa nacional abriu a subir 0,20%, com o banco liderado por Nuno Amado a subir mais de 2%. Destaque ainda para as cotadas do setor energético.

A bolsa nacional arrancou a semana em terreno positivo, recuperando da queda da última sessão. A contribuir para este desempenho do PSI-20 estiveram os títulos do BCP, que sobem mais de 2%. Na Europa, as principais praças mostram um sentimento de confiança por parte dos investidores, um dia antes da cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

O PSI-20 abriu a subir 0,20% para 5.626,65 pontos, com 11 cotadas em terreno positivo, quatro em terreno negativo e três inalteradas. A contribuir para o desempenho do principal índice bolsista nacional estiveram os títulos do BCP, que sobem 2% para 0,27 euros, recuperando da queda da última sessão. Na semana passada, o banco liderado por Nuno Amado valorizou 13% em sete sessões.

Ainda nos ganhos, destaque para a EDP, que abriu a subir 0,15% para 3,38 euros, dois dias depois da decisão do Conselho de Administração Executivo da energética, que considerou que a oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) não reflete o valor da empresa nem incorpora um prémio de controlo da gestão. Por sua vez, a EDP Renováveis acompanha e valoriza uns ligeiros 0,06% para 8,15 euros.

Os títulos da Galp Energia também abriram em terreno positivo, subindo 0,19% para 16,12 euros, dois dias depois de Paula Amorim ter revelado, em entrevista ao Expresso (acesso pago), que existem vários interessados na compra da petrolífera. “Há muita gente a querer comprar. Temos vários contactos, e não lhes posso falar de identidades, porque as solicitações vêm de vários bancos”, disse a filha do empresário Américo Amorim.

Nas quedas, destaque para os títulos dos CTT, que caem 0,85% para 2,79 euros, e para as papeleiras, que invertem os máximos históricos conseguidos na última sessão. A Navigator recua 0,34% para 5,88 euros, assim como a Altri que desvaloriza 2,60% para 8,61 euros.

Nas restantes praças europeias o sentimento é positivo. O Stoxx 600 avança 0,51% para 387,08 pontos, assim como o espanhol Ibex-35 que sobe 1,29% para 9.871,9 pontos. Paira, assim, uma onda de confiança entre os investidores, depois do encontro do G7 no Canadá, e um dia antes da cimeira que vai reunir Donald Trump e Kim Jon-un, em Singapura.

(Notícia atualizada às 8h33 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP volta aos ganhos e valoriza 2%. Lisboa regressa a terreno positivo em sintonia com as praças europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião