Acordo entre EUA e Coreia do Norte anima Wall Street

  • Rita Atalaia
  • 12 Junho 2018

O presidente dos EUA e o líder da Coreia do Norte assinaram um acordo histórico. Um passo que levou as principais bolsas norte-americanas a subirem na abertura desta sessão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram um acordo para estabelecer um “regime de paz”, depois de um encontro histórico que teve como principal objetivo desnuclearizar a península coreana. Este passo entre os dois países animou os mercados, com as principais bolsas norte-americanas a abrirem com ganhos ligeiros.

Neste contexto, o Dow Jones subia 0,11% para 25.349,36 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 0,11% para 2.785,10 pontos. Já o tecnológico Nasdaq valorizava 0,29% para 7.681,93 pontos, numa reação ao resultado da cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte.

“Não penso que haja uma grande surpresa. E é por isso que os mercados não estão a reagir de forma significativa. Trump não iria lá [a Singapura] se não fosse para assinar alguma coisa”, afirmou Paul Tudor Jones, gestor de hedge fund, à CNBC.

A cimeira histórica entre o presidente dos EUA e o líder da Coreia do Norte realizou-se em Singapura e o seu arranque foi marcado por um histórico aperto de mão entre Donald Trump e Kim Jong-un. Trump disse esperar que a desnuclearização da península aconteça “muito, muito rapidamente”, segundo a Reuters.

No acordo assinado, os dois países comprometem-se a estabelecer uma nova relação de acordo com o desejo de paz e prosperidade dos povos de ambos os países. Mas há mais pontos: unir esforços para criar um regime pacífico estável e duradouro na península coreana; reafirmar a declaração de 27 abril na qual a Coreia do Norte se compromete a trabalhar para uma total desnuclearização da península e, finalmente os dois países comprometem-se a recuperar os prisioneiros de guerra remanescentes, incluindo a repatriação imediata daqueles que já foram identificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo entre EUA e Coreia do Norte anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião