Costa vai a Angola na segunda quinzena de julho, diz Marques Mendes

  • ECO
  • 17 Junho 2018

Marques Mendes revela que o primeiro-ministro vai fazer um périplo por África. Começa por São Tomé e Príncipe, mas o ponto alto deverá ser na segunda quinzena de julho quando visitará Angola.

António Costa vai em breve a Angola. O primeiro-ministro está a preparar um périplo por África, que começará a 25 e 26 de junho em São Tomé e Príncipe, mas que terá o ponto alto no país liderado por João Lourenço, revelou Luís Marques Mendes. Sem avançar uma data específica, apontou a visita para a segunda quinzena de julho.

“Tanto quanto sei, a visita a Angola vai realizar-se na segunda quinzena de julho”, disse Marques Mendes, no habitual comentário semanal no Jornal da Noite da SIC.

“O primeiro-ministro vai fazer um périplo por África. Vai estar a 25 e 26 em São Tomé e Príncipe. Depois vai para Moçambique e segue para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na Cimeira da CPLP”, onde será acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou. Depois terá então lugar a visita a Angola. “Costa não quer terminar o seu mandato sem visitar os vários PALOP”, rematou.

"Tanto quanto sei, a visita a Angola vai realizar-se na segunda semana de julho.”

Marques Mendes

Marques Mendes já tinha apontado o início de julho como a altura para a realização dessa visita. Num comentário no arranque deste mês, Marques Mendes afirmava que a visita só poderia acontecer “nos últimos dias deste mês, ou no princípio de julho”, isto porque antes de formalizar as datas da visita de António Costa a Angola, Luanda exigia que o processo de Manuel Vicente estivesse fisicamente no país.

“Para Angola não chega a decisão” das autoridades judiciais nacionais de transferir o processo para Angola, ele “tem de estar fisicamente em Angola”, salientava o comentador.

Recentemente, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, disse que Luanda ainda aguardava o envio do processo judicial envolvendo o ex-vice-presidente Manuel Vicente por Portugal, mas assumia aguardar, ansiosamente, a visita do primeiro-ministro português.

A posição foi expressa pelo Presidente e pelo chefe do Governo angolano numa entrevista à Euronews, no âmbito da visita oficial de João Lourenço a França e à Bélgica.

“As relações com Portugal vão bem. Estamos ansiosos em receber o primeiro-ministro, António Costa, em Luanda. A nível dos ministros das Relações Exteriores, os dois países estão a acertar datas, e isso vai acontecer a todo o momento”, afirmou à data João Lourenço.

(Notícia corrigida às 23h00 com data sobre a visita a Angola. Não será na segunda semana de julho, mas na segunda quinzena de julho)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa vai a Angola na segunda quinzena de julho, diz Marques Mendes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião