Iberdrola e Endesa interessadas no mercado de distribuição português

As elétricas espanholas estão a estudar a possibilidade de assumir a gestão das redes de baixa tensão da EDP.

A Iberdrola e a Endesa estão a analisar a possibilidade de entrarem no mercado de distribuição português, controlado pela EDP há décadas, avança o El Confidencial (conteúdo em espanhol). De acordo com fontes dos setor, o objetivo será o mercado de eletricidade em baixa tensão, e ambas as empresas já confirmaram ao jornal este interesse.

As elétricas espanholas estão motivadas nesta aposta, motivadas pelos contratos de concessões históricos mantidos pela EDP Distribuição que, após 20 anos de domínio do mercado, estão prestes a terminar. A maioria termina em 2021/2022, sendo que os últimos têm prazo até 2026. Neste sentido, a Iberdrola e a Endesa dizem-se preparadas para “atacar” quando forem lançados concursos públicos, algo que acontecerá em 2019.

Contudo, não será um processo fácil, uma vez que João Marques da Cruz, administrador executivo da EDP, afirmou ao Dinheiro Vivo a sua intenção de manter o negócio, mostrando-se confiante na possibilidade de vencer os concursos públicos.

Outro ponto que complicará o trabalho às elétricas espanholas é o facto de a EDP ter realizado vários investimentos ao longo destes anos na rede de distribuição, tendo o direito a ser compensada pela empresa que ficar a gerir a infraestrutura, diz o El Confidencial. “Isso é o que tem travado um pouco a Iberdrola e a Endesa”, disse ao jornal espanhola uma fonte próxima do processo.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola e Endesa interessadas no mercado de distribuição português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião