Costa repetiu esta palavra 24 vezes no discurso do Estado da Nação: investimento
Por entre quase três mil palavras, Costa proferiu mais de vinte vezes a palavra "investimento". Segue-se "emprego" e "crescimento".
O debate sobre o Estado da Nação começou esta manhã de sexta-feira com o discurso do primeiro-ministro. Com a saúde, educação e investimento público como grandes temas de fundo, António Costa dirigiu-se aos deputados recordando os “compromissos que o Governo assumiu”, ou seja, virar a página da austeridade, relançar a economia com a recuperação de rendimentos, recuperar os níveis de proteção social e equilibrar as finanças públicas.
Mas por entre as quase 3.000 palavras que constituíram o discurso, houve uma que foi mais repetida — mais especificamente, 24 vezes: “investimento”.
O primeiro-ministro sublinhou o papel do investimento, público e privado, para a recuperação da economia. Estas são duas muitas afirmações de António Costa onde sobressai a palavra investimento:
- “O crescimento de 2,7% do PIB registado em 2017 foi o maior deste século, o investimento cresceu 9,1%, naquela que é a maior variação homóloga dos últimos 19 anos, e as exportações de bens e serviços cresceram 11,2% em 2017.”
- “Recuperámos a importância do investimento público no processo de desenvolvimento do país, com base na prioridade ao investimento de proximidade, ao investimento que aumenta o potencial produtivo e a internacionalização da economia, ao investimento que contribui para a coesão territorial e a descarbonização.”
Para além desta, houve ainda outras palavras repetidas cerca de uma dezena de vezes por António Costa. “Emprego” aparece 10 vezes no seu discurso, enquanto a palavra “crescimento” foi repetida nove vezes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa repetiu esta palavra 24 vezes no discurso do Estado da Nação: investimento
{{ noCommentsLabel }}