Maduro quer que as famílias poupem… ao comprar ouro

O presidente da Venezuela quer estimular a poupança das famílias, através da venda de ouro de produção nacional. A acompanhar esta medida, anunciou também a reestruturação da empresa estatal mineira.

A mais recente iniciativa do presidente da Venezuela para tentar equilibrar a economia e estimular a poupança é vender ouro à população. Nicolás Maduro anunciou que quer vender aos habitantes lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central Venezuelano, avança o El País (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Para quem quiser comprar os apelidados “lingoticos”, que virão anexados a um cartão de plástico, o custo de uma lâmina que pese 1,5 gramas é de 3,7 mil bolívares. Já uma mais pesada, com 2,5 gramas, vale 6,3 mil bolívares.

O objetivo do presidente da Venezuela será que a população “poupe em ouro” de produção nacional. Maduro garantiu que tem vários milhares de peças em ouro para vender, que vêm de Guayana, uma região no sudeste do país, em declarações no IV Congresso Anual do Partido Socialista Unido da Venezuela.

O presidente anunciou ainda uma reestruturação da empresa estatal de exploração mineira, a Compañia General de Minería da Venezuela, porque “tem muitos vícios”, indica. Outras medidas impostas por Maduro para tentar controlar a crise económica centraram-se na reconversão monetária, onde passaram a existir duas novas unidades monetárias, o bolívar soberano e a criptomoeda petro, e também no aumento do salário mínimo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maduro quer que as famílias poupem… ao comprar ouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião