Bloco propõe aumentos faseados na Função Pública para reforçar pessoal

  • ECO
  • 4 Setembro 2018

A proposta já foi discutida nas duas reuniões que o Bloco teve com o Ministério das Finanças, no âmbito das negociações sobre o Orçamento do Estado para 2019

Os sindicatos pedem aumentos salariais para a Função Pública, António Costa prefere um aumento do número de funcionários. O Bloco de Esquerda vem agora propor uma solução combinada: fasear aumentos transversais na Função Pública para que seja possível reforçar o número de efetivos. A notícia é avançada, esta terça-feira, pelo Jornal de Negócios.

Para que não seja preciso abdicar de qualquer das reivindicações, os bloquistas admitem que os aumentos poderiam ser feitos gradualmente, por exemplo, em dois momentos do ano, criando, assim, margem orçamental para contratar mais pessoal já em 2019. A proposta já foi discutida nas duas reuniões que o Bloco teve com o Ministério das Finanças, no âmbito das negociações sobre o Orçamento do Estado para 2019.

Ainda não há acordo sobre a matéria, mas, segundo o Jornal de Negócios, o Governo mostrou disponibilidade para avaliar a proposta, ainda que não se tenha comprometido.

Não há ainda números definidos, mas o objetivo é identificar os setores e serviços com maiores necessidades de recursos humanos. Para já, as Finanças estão a trabalhar num plano global para identificar as entradas e saídas previstas para os próximos quatro anos, por setor e por serviço. Este plano já deveria ter sido divulgado em maio, mas ainda está a ser ultimado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco propõe aumentos faseados na Função Pública para reforçar pessoal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião