Presidente de Angola visita Portugal em novembro

  • ECO
  • 6 Setembro 2018

O atrito nas relações diplomáticas entre os dois países está sanado e João Lourenço virá a Portugal a 23 e 24 de novembro, dois meses depois de António Costa visitar Angola.

O Presidente da República angolano estará em Lisboa nos dias 23 e 24 de novembro, naquela que será a primeira visita oficial de João Lourenço a Portugal, avançou o Público (acesso condicionado) na quarta-feira. A visita acontecerá dois meses depois de António Costa se deslocar a Angola e parece, assim, estar ultrapassado o atrito nas relações entre os dois países.

A tensão entre Portugal e Angola aumentou quando, no final do ano passado, se desenrolou a operação Fizz, que levou à constituição como arguido de Manuel Vicente, ex-vice-Presidente angolano. Em janeiro deste ano, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, chegou a admitir estar “muitíssimo preocupado” com o “irritante” que estava a afetar as relações entre Portugal e Angola”.

Contudo, em maio, o Tribunal da Relação de Lisboa enviou o processo de Manuel Vicente para Luanda e o “irritante” desapareceu.

Estavam assim sanadas as relações e, em julho, António Costa anunciou que irá visitar Angola nos dias 17 e 18 de setembro.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Presidente de Angola visita Portugal em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião