Tem filhos com Instagram? A rede social oferece-lhe um guia sobre utilização segura

O objetivo é que as crianças tenham uma experiência positiva ao usar a rede social e que os pais façam parte desse processo, ensinando-as a utilizarem o Instagram com responsabilidade.

O Instagram já conta com mais de mil milhões de utilizadores, anunciados no passado mês de junho, e entre eles há cada vez mais crianças. Foi precisamente a pensar nas dores de cabeça que isso pode causar aos pais, preocupados com a exposição dos seus filhos nas redes socais, que o Instagram decidiu criar um guia de segurança.

O objetivo é que os mais pequenos tenham uma experiência positiva nesta rede social e que os pais façam parte desse processo, ensinando-os a usar o Instagram com responsabilidade.

De acordo com o Engadget (acesso livrre, conteúdo em inglês), o guia é, principalmente, dirigido aos pais que não estão assim tão familiarizados com o Instagram e são três os principais temas que o documento aborda: privacidade, comentários e tempo gasto na rede social. Quanto à privacidade, o guia explica quais as consequências de ter uma conta de Instagram pública e como é possível alterar as definições de privacidade.

Sobre os comentários, atualmente é possível escolher grupos específicos de utilizadores que podem comentar as publicações. Para os pais menos tecnológicos, o guia vai ensinar também a remover comentários, bloquear pessoas e relatar comentários abusivos.

Finalmente, o guia aborda também as novas ferramentas que mostram o tempo gasto na app. Recentemente, a rede social cujo proprietário é o Facebook Inc. lançou uma ferramenta que também pretende incentivar uma utilização consciente das redes sociais. A nova funcionalidade mostra aos usuários o tempo gasto a navegar na rede e tem uma nova opção para silenciar notificações.

É possível obter uma média de tempo gasto no Instagram, com detalhes da semana anterior, e podem também ser definidos lembretes que avisam quando passar um determinado limite de tempo que tenha sido predefinido.

Se os termos que os seus filhos usam são para si completamente desconhecidos, pode recorrer também ao glossário que o Instagram preparou. Feed, IGTC, histórias, comentário, like, tudo está explicado nesta espécie de dicionário de miúdos para graúdos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem filhos com Instagram? A rede social oferece-lhe um guia sobre utilização segura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião