Assunção Cristas defende recondução de Joana Marques Vidal

  • ECO
  • 8 Setembro 2018

Assunção Cristas vai aproveitar a reentré para deixar clara o apoio do CDS-PP à recondução de Joana Marques Vidal como Procuradora-Geral da República.

Na festa que marcará o recomeço do ano político dos centristas, Assunção Cristas vai defender a recondução de Joana Marques Vidal no cargo de Procuradora-Geral da República, avança o Diário de Notícias. No seu discurso, a líder do CDS sublinhará que a magistrada em causa “dá garantias de isenção e de independência”.

O mandato de Joana Marques Vidal termina em outubro. A Constituição dita que seja agora o Governo a propor um novo nome para ocupar o cargo em questão, cabendo ao Chefe de Estado aceitar ou não essa sugestão.

Apesar de estar claro que não há qualquer impedimento legal à renovação do mandato da atual Procuradora-Geral, ainda não é certo o destino de Joana Marques Vidal.

É sabido, no entanto, que o Governo não está inclinado para uma renovação. Em declarações aos jornalistas, António Costa recusou adiantar mais pormenores, referindo apenas que a ministra da Justiça ainda vai ouvir os partidos políticos.

Já à direita, Rui Rio tem recusado falar sobre o assunto, salientando que “quem é responsável por colocar o problema em cima da mesa é o primeiro-ministro e o Presidente da República”. No entanto, num encontro da Universidade de Verão do partido laranja, o secretário-geral do PSD, José Silvano, aproveitou para defender (a título pessoal) a recondução de Joana Marques Vidal. “Não vejo nenhum motivo para que não seja reconduzida”, disse.

O discurso deste sábado de Cristas deverá ser, assim, sinónimo da subida da pressão no que diz respeito a esta matéria. “No curto prazo, continuaremos a pugnar pela recondução da atual Procuradora-Geral da República”, reforçará a líder.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assunção Cristas defende recondução de Joana Marques Vidal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião