Banqueiro irlandês a caminho do Novo Banco para CFO

  • ECO
  • 16 Setembro 2018

Mark Bourke, CFO do banco irlandês Allied Irish Banks, está a caminho do Novo Banco, onde será o responsável máximo pela área financeira. Banco regressou aos prejuízos no primeiro semestre.

O Novo Banco vai ter um novo CFO. Mark Bourke era até há poucos dias o responsável máximo da área financeira do Allied Irish Banks (AIB) está a caminho do banco liderado por António Ramalho onde assumirá as mesmas funções.

A entrada de um novo CFO acontece numa altura em que o banco regressa aos prejuízos. No primeiro semestre, a instituição registou um resultado negativo de 231,2 milhões de euros, depois de um primeiro trimestre em terreno positivo.

O regresso aos prejuízos voltou a alimentar os receios quanto à necessidade de novas injeções de dinheiro público no Novo Banco. Este ano, foram colocados no banco pelo Fundo de Resolução mais de 700 milhões de euros, que penalizaram as contas públicas em 0,4%.

A notícia de que estaria a caminho do Novo Banco começou por ser avançada pelo The Sunday Times, embora não fossem ainda certas que funções desempenharia na instituição financeira. O ECO sabe que será CFO.

O Novo Banco foi vendido em 2017 ao fundo norte-americano Lone Star. O banco resultou da queda do BES que em agosto de 2014 entrou em processo de resolução.

Em maio, o The Irish Times contava que Bourke foi considerado o CFO do ano pelo papel que desempenho no regresso do AIB aos mercados de Dublin e de Londres.

(Notícia atualizada)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banqueiro irlandês a caminho do Novo Banco para CFO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião