PSD quer facilitar acesso ao ensino superior, com apoios às universidades e aos alunos

Para o presidente do PSD, "todos os portugueses devem ter igualdade de oportunidades". Residências universitárias e Programa Erasmus+Interior são algumas das propostas do partido.

Permitir que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior é o principal objetivo do PSD na área da educação porque “todos os portugueses devem ter igualdade de oportunidades”, segundo Rui Rio. No conjunto de medidas apresentadas pelos social-democratas destacam-se o alargamento da base de captação de candidatos, a criação de complementos de formação e a construção de mais residências estudantis.

No documento publicado esta segunda-feira no site do partido, onde são feitas várias referências aos sistemas de ensino de outros países europeus, o PSD começa por referir que cerca de 40% dos alunos que concluem o ensino secundário não prosseguem estudos no ensino superior. Neste sentido, uma das principais medidas é a “criação de pontes para apoiar a transição” entre os alunos do secundário para o ensino superior, “incentivando as instituições a criar complementos de formação“.

Sublinhando que as instituições de ensino também devem ser apoiadas, o partido defende “um reforço dos incentivos sociais para os estudantes que escolham as instituições situadas em regiões com menor densidade populacional”, propondo o lançamento do programa Erasmus+Interior, “fomentando a mobilidade de estudantes do litoral para o interior” e o reforço do Programa+Superior.

E numa altura em que os quartos também veem os preços aumentar, os social-democratas propõem “criar uma cobertura nacional de residências estudantis através da reabilitação edifícios públicos degradados“. “Naturalmente que o país está a perder quando tem jovens com capacidades que não podem estudar apenas por constrangimentos de ordem financeira. Temos um plano de construção, ou pelo menos de oferta, de residências universitárias que possam atenuar fortemente essa descriminação dos alunos terem acesso aos cursos que querem“, disse Rui Rio, esta segunda-feira.

Os estudantes internacionais também são abrangidos pelas propostas do PSD, que considera importante “aumentar a atratividade das instituições de ensino superior para estes alunos” e “criar condições de acesso para estudantes estrangeiros, em especial os oriundos dos Países de Língua Portuguesa”.

“Temos de continuar a sublinhar a importância do mérito. Não podemos ter um sistema de ensino que não valorize o mérito, mas essa valorização tem de estar em paralelo com o princípio da equidade social. Sendo a educação um fator importante, todos os portugueses devem ter essa igualdade de oportunidades. É isso que nós propomos fazer, ou seja, não eliminar porque isso é demagogia, mas atenuar o mais possível essas desigualdades“, disse o presidente dos social-democratas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD quer facilitar acesso ao ensino superior, com apoios às universidades e aos alunos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião