5 coisas que vão marcar o dia

A discussão e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2019 arranca esta semana. Do lado das empresas, Galp e Impresa prestam as contas do terceiro trimestre.

A semana arranca com o início da discussão do Orçamento do Estado no Parlamento, depois de Mário Centeno já ter sido confrontado na Comissão de Orçamento e Finanças. É também dia para conhecer os resultados do terceiro trimestre da Galp e da Impresa, ao mesmo tempo que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados mais recentes relativos à avaliação bancária na habitação.

Parlamento começa a discutir Orçamento

Depois de já ter sido apresentado na Comissão de Orçamento e Finanças e na Comissão de Trabalho e Segurança Social, o Orçamento do Estado para 2019 começa, esta segunda-feira, a ser discutido em plenário, para depois ser votado na generalidade na terça-feira. A apreciação na especialidade vai decorrer já durante o mês de novembro e a votação final global terá lugar no dia 29 desse mesmo mês.

INE divulga dados da avaliação bancária às casas

O INE divulga, esta manhã, os dados mais recentes da avaliação que os bancos atribuem às casas na hora de dar crédito à habitação, numa altura em que os valores estão máximos de uma década. Em agosto, os preços subiram pelo 17.º mês consecutivo, para um valor médio de 1.196 euros por metro quadrado, mais nove euros do que em julho.

Galp presta contas do terceiro trimestre…

A Galp vai apresentar os resultados do terceiro trimestre deste ano, depois de ter reportado lucros de 387 milhões no primeiro semestre, o que representou um aumento de 68% relativamente a igual período do ano passado. A melhoria dos resultados ficou a dever-se ao aumento da produção e à subida dos preços do petróleo. Poderá ser um momento de alívio para o desempenho bolsista da petrolífera, que tem sido penalizada pela guerra comercial, a instabilidade geopolítica e a pressão dos preços do petróleo. No conjunto do mês de outubro, já desvalorizou perto de 15%.

… Impresa também

Também a Impresa vai apresentar os resultados do terceiro trimestre, depois de reportado lucros de 2,5 milhões de euros no conjunto dos seis primeiros meses do ano. Nesse período, a empresa beneficiou da venda do portefólio de revistas ao empresário Luís Delgado, por 10,2 milhões de euros.

Professores em greve

Depois da greve geral de funcionários públicos na passada sexta-feira, os professores continuam em protesto esta segunda-feira. As organizações sindicais de professores e educadores entregaram pré-avisos de greve diários, o primeiro dos quais para 29 de outubro. Desta forma, para cada dia fica convocada uma greve que incidirá sobre as “reuniões de avaliação intercalar dos alunos, caso as atividades da escola não sejam interrompidas para o efeito. A greve incidirá, ainda, sobre as reuniões de conselho pedagógico, conselho de departamento, conselho de docentes, conselho de turma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião