Quarto mandato como chanceler será o último. Merkel não se recandidata em 2021

A chanceler vai abandonar a liderança da CDU e não irá candidatar-se às próximas eleições, mas garante estar pronta para cumprir o atual mandato até ao fim.

Depois de a imprensa alemã ter noticiado, esta segunda-feira, que Angela Merkel não irá recandidatar-se à liderança da CDU, a chanceler alemã vem agora anunciar que não só irá deixar a presidência do partido, como não irá candidatar-se às próximas eleições legislativas. “Este quarto mandato como chanceler será o último. Em 2021, não irei recandidatar-me como cabeça de lista. A chanceler garante, contudo, estar pronta para manter o cargo até ao final da legislatura.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, em Berlim, em conferência de imprensa transmitida pela RTP 3. A decisão foi tomada depois de, no domingo, terem sido conhecidos os resultados das eleições para o parlamento regional de Hesse. Os partidos que compõem a coligação governamental da Alemanha mantiveram a liderança, mas com uma queda significativa. A CDU venceu estas eleições, com 28% dos votos, mas perdeu ais de 11 pontos percentuais relativamente às eleições de 2013, o que representa o pior resultado registado pela CDU nesta região desde 1966.

Já os sociais-democratas do SPD, o parceiro da CDU na coligação governamental, também recuaram perto de 11 pontos nestas eleições, conquistando menos de 20%. Por outro lado, o partido da extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve 13% dos votos, entrando para o parlamento regional de Hesse, o único dos 16 do país onde ainda não tinha representação.

Esta manhã, Angela Merkel reconheceu que a CDU está “desapontada” com estes resultados. “Olhamos para estes resultados não só em Hesse, mas em todo o país. Foi uma eleição do estado federado, mas a verdade é que esperávamos um resultado eleitoral melhor”, admitiu a chanceler.

Merkel reconheceu ainda que “a CDU não conseguiu ser suficientemente convincente para os cidadãos”, mas garante que “a coligação poderá continuar a governar” o país. “Estou convicta de que temos de nos manter unidos. Encaro a eleição de ontem como uma motivação para repensar a nossa política e como uma oportunidade para todos os partidos democratas do nosso país”, salientou.

Este quarto mandato como chanceler será o último. Em 2021, não irei recandidatar-me como cabeça de lista. Até ao final do mandato, estou disposta a trabalhar como chanceler.

Angela Merkel

Chanceler da Alemanha

Seja como for, e apesar de a CDU realizar uma reunião na próxima semana, Angela Merkel não quis esperar até lá para “clarificar” o cenário político. “Estou convicta de que hoje é altura de abrir um novo capítulo. Em dezembro, não irei recandidatar-me à liderança da CDU”, começou por dizer, para acrescentar: “Este quarto mandato como chanceler será o último. Em 2021, não irei recandidatar-me como cabeça de lista. Até ao final do mandato, estou disposta a trabalhar como chanceler“.

Merkel admitiu ainda que “o cargo de chanceler e de líder do partido deveriam estar unidos”, mas, avaliados os prós e contras, acredita que esta será uma “situação conciliável”.

Notícia atualizada pela última vez às 12h53 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quarto mandato como chanceler será o último. Merkel não se recandidata em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião