Receitas da Apple aumentam 20%. Mas venderam-se menos iPhones do que era esperado

Aumento das receitas e do lucro animou os investidores. Já o número de telemóveis vendidos diminuiu e as previsões para a faturação do período em curso ficaram aquém das expectativas.

Venderam-se menos iPhones do que era esperado, é o que dizem as contas da Apple do seu quarto trimestre fiscal. As vendas de telemóveis da tecnológica liderada por Tim Cook, durante o período analisado, foram de 46,9 milhões de unidades. A projeção do mercado era, contudo, superior, estimavam-se 48,4 milhões de iPhones vendidos.

De acordo com o Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês), as receitas da empresa no quarto trimestre — que terminou a 29 de setembro — registaram, ainda assim, um aumento de 20% face ao período homólogo. O valor ascendeu aos 62,9 mil milhões de dólares, superando as expectativas dos analistas, que apontavam para um volume de negócios médio de 61,44 mil milhões.

O que também superou as estimativas dos analistas foi o lucro por ação, de 2,91 dólares, contra a média de 2,78 dólares prevista pelo consenso do mercado. O valor foi 41% mais elevado do que no mesmo período do ano passado.

Já a receita dos serviços — categoria que inclui a App Store, a Apple Music, o armazenamento na iCloud e Apple Pay — registou, pela primeira vez, um máximo histórico de dez mil milhões de dólares.

Os números, à primeira vista, agradaram aos investidores, mas as previsões para a faturação do período em curso (o chamado guidance) ficam aquém das expectativas do consenso do mercado. De acordo com a empresa sediada na Califórnia, as vendas dos meses de outubro a dezembro deverão ficar entre 89 e 93 mil milhões de dólares, menos 1,9% do que o esperado.

A Apple fez, também, um anúncio inesperado. No próximo trimestre, a marca já não irá divulgar os números das vendas dos iPhones, iPads e Macs. Esta decisão deixa os analistas (e o público) com menos um indicador para determinar o quadro financeiro da empresa, avança o Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Já a tecnológica diz que o número de aparelhos vendidos não é um bom indicador da saúde financeira da empresa, uma vez que a Apple está a vender, cada vez mais, aparelhos a preços mais elevados. As unidades vendidas são, assim, uma pequena parte da história.

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