Fundo Permira compra Universidade Europeia por 770 milhões de euros

A operação envolve duas universidades em Portugal, a Universidade Europeia e o Instituto Português de Administração e Marketing, e três em Espanha, em Madrid, Valência e Canárias.

O pacote de instituições da Universidade Europeia, que contempla cerca de cinco campus em Espanha e Portugal, foi comprado pelo fundo de capital privado Permira ao Laureate por 770 milhões de euros.

Esta operação envolve duas universidades em Portugal, a Universidade Europeia e o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), e três em Espanha, em Madrid, Valência e Canárias, avança o El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

A transação deve ser concluída na primeira metade de 2019, mediante aprovação dos reguladores. O grupo norte-americano Laureate Education, que detém a maior rede privada de Ensino Superior no mundo, avançou com a venda tendo em mente o objetivo de se concentrar noutros negócios estratégicos, nomeadamente mercados de maior dimensão.

Na corrida para esta aquisição estavam ainda mais seis fundos, incluindo o CVC e o Bridgepoint, que fizeram ofertas a rondar os 700 milhões de euros. O grupo Laureate foi assessorado pelo Goldman Sachs.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo Permira compra Universidade Europeia por 770 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião