Bolsa em alta na última sessão do ano. Papeleiras brilham

É a última sessão de 2018. Num dia de negociação mais curto do que o habitual, a praça portuguesa segue os ganhos da Europa. As papeleiras brilham.

Lisboa prepara-se para fechar a última sessão do ano em alta. A bolsa nacional segue os ganhos das restantes praças europeias no último dia de negociação do ano — que será mais curto do que o habitual, já que encerra às 13h00. As papeleiras estão a puxar pelo PSI-20.

O índice de referência da praça portuguesa arrancou a sessão a valorizar. Está a ganhar 0,21% para os 4.656,98 pontos, enquanto o Stoxx 600, o índice que agrega as maiores empresas do Velho Continente, soma 0,3%.

A Navigator e a Altri destacam-se pela positiva. Seguem com ganhos de 0,9% e 0,71%, respetivamente, dando o mote para o desempenho positivo da praça nacional. A Semapa, que controla a Navigator, apresenta uma valorização de 0,31% para os 12,80 euros.

Nota positiva também para os títulos do setor energético, com a EDP Renováveis a ganhar 0,46% para 7,59 euros, bem como a EDP que soma 0,07%. A Galp Energia apresenta uma variação idêntica à da empresa liderada por António Mexia numa sessão de recuperação para os preços do petróleo. O Brent soma 1,4% para 53,95 dólares, mas o saldo no ano é negativo — 2018 será o pior ano desde 2015.

Com os trabalhadores das lojas do Pingo Doce de Lisboa em greve, a Jerónimo Martins avança 0,39% para 10,22 euros, já a Sonae ganha 0,19%. A Sonae Capital recua quase 1%, enquanto a Nos perde 0,48%, sendo estas duas as únicas cotadas com desempenho negativo na última sessão do ano.

(Notícia atualizada às 8h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa em alta na última sessão do ano. Papeleiras brilham

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião