EDP está há quase um ano a perder quota no mercado livre de eletricidade

A elétrica continua a liderar com uma quota de 81% dos clientes do mercado livre, mas em novembro voltou a perder peso, o que já acontece desde janeiro do ano passado.

A EDP Comercial continua a ser a líder do mercado liberalizado de eletricidade com grande destaque, mas a distância face à concorrência está a encolher em termos do número de clientes. Há quase um ano que a elétrica perde terreno face à concorrência no mercado liberalizado.

De acordo com o resumo informativo para o Mercado liberalizado de Eletricidade divulgado esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no mês de novembro o número de clientes que estavam no mercado livre ascendia a 5.088 milhões de clientes. Este número representa um crescimento líquido de cerca de 9,7 mil clientes (9.743) face a outubro de 2018. Ou o equivalente a um aumento de aproximadamente 2,8%.

Nesse mês, entraram para o mercado livre de eletricidade 23.933 clientes, tendo 5.910 transitado do mercado regulado e 18.023 entrado diretamente para a carteira de comercializadores de energia. Outros 13.803 clientes optado por cessar o seu contrato de eletricidade.

No jogo de entradas e saídas de clientes, a EDP Comercial mantém a liderança do mercado de eletricidade com uma quota de mercado de cerca de 81% do total de clientes no mercado livre, mas segundo nota a ERSE a elétrica do grupo EDP perdeu quota. Essa perda foi de 0,2 pontos percentuais em número de clientes, o que segundo o regulador da energia “já vem a ocorrer desde janeiro“. Ou seja há quase um ano, isto apesar de em termos de consumo até ter verificado um crescimento de quota em novembro.

Em número de clientes, por sua vez a Iberdrola (4,7%) viu as suas quotas avançar em 0,2 pontos percentuais, enquanto as demais comercializadoras mantiveram sensivelmente as suas quotas: a Endesa (5,6%), a Galp (5,1%), a Goldenergy (1,7%), a GN Fenosa (0,6%), a PH (0,2%) e o conjunto de comercializadores agrupados na rubrica “Outros” (1,0%).

No que respeita a consumo, em novembro, foi registado um aumento de 115 GWh face a outubro atingindo 43 019 GWh no mercado livre, o que representa um acréscimo de 0,3% face ao mês anterior e de cerca de 3% face ao homólogo. O consumo no mercado livre representa em novembro cerca de 93,6% do consumo total registado em Portugal continental.

A EDP Comercial reforçou a sua posição de liderança em termos de quota de mercado de consumo de eletricidade (0,1 pontos percentuais), para 42% do mercado livre. Por sua vez, a Iberdrola (17%) aumentou a sua quota em 0,1 pontos percentuais enquanto a Galp (7,7%) registou uma redução de 0,1 pontos percentuais. As restantes comercializadoras mantiveram as suas quotas inalteradas: a Endesa (16,7%), a Fortia (3,2%), a GN Fenosa (2,6%), a Acciona (1,8%) e o conjunto de comercializadores agrupados na rubrica “Outros” (9,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP está há quase um ano a perder quota no mercado livre de eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião