Euronext lança oferta para aquisição da bolsa norueguesa. Período de aceitação termina dia 11 de fevereiro

Caso a oferta seja aceite, aumenta o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext para sete. Atualmente, este grupo inclui a Irlanda, a Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Portugal.

A Euronext abordou a bolsa norueguesa, a Oslo Børs, para a aquisição dos ativos por 625 milhões de euros. O anúncio foi feito no final do passado mês de dezembro, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e agora o maior grupo de mercados bolsistas publicou o documento de oferta, sendo que o período de aceitação tem início esta segunda-feira e termina no próximo dia 11 de fevereiro.

De acordo com o comunicado publicado no site da CMVM, o montante da oferta representa um prémio de 32% face ao preço de fecho de dia 17 de dezembro e de 34% em relação à média de preço das ações de três meses.

“O período de aceitação da oferta começa hoje [segunda-feira] e expira às 17h30, hora da Europa Central, do [próximo] dia 11 de fevereiro de 2019”, pode ler-se no comunicado.

A gestora de índices acionistas sublinhava, em dezembro, que não havia obrigação por parte dos noruegueses de aceitarem a proposta. Mas, por outro lado, a Euronext já aumentou o apoio acionista para a aquisição da bolsa norueguesa de 49,6% para 50,6% do capital.

O interesse da Euronext nesta bolsa prende-se com o posicionamento estratégico e competitivo da Oslo Børs VPS, incluindo a posição de liderança global em derivados de marisco e a experiência nos serviços petrolíferos e navegação.

Caso a oferta seja aceite, aumenta o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext para sete. Atualmente, este grupo inclui a Irlanda, a Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Portugal.

Se concluída, esta transação irá seguir-se à recente aquisição da bolsa da Irlanda pela Euronext, no passado mês de março, em linha com a estratégia do grupo de aquisições com vista ao reforço do mercado pan-europeu.

“A Euronext acredita firmemente que o posicionamento estratégico e competitivo único da Oslo Børs VPS, incluindo uma posição de liderança global em derivados de marisco e uma profunda experiência nos serviços petrolíferos e navegação, fortaleceria ainda mais a posição da Euronext como a infraestrutura de mercado líder para o financiamento do real da economia na Europa”, escreve a Euronext.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext lança oferta para aquisição da bolsa norueguesa. Período de aceitação termina dia 11 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião