Euronext garantiu apoio de 50,6% dos acionistas para comprar a bolsa de Oslo

Dona da bolsa de Lisboa lançou, no início da semana, uma oferta de 625 milhões de euros pela Oslo Børs. O negócio ainda não está fechado, mas os pré-compromissos dos acionistas já ultrapassam 50%.

A Euronext aumentou o apoio acionista para a aquisição da bolsa norueguesa, a Oslo Børs, para 50,6% do capital, face ao anterior compromisso anunciado a 24 de dezembro, de 49,6%. A oferta é de 625 milhões de euros, de acordo com anúncio foi feito em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Este compromisso de 50,6% é composto por pré-compromissos irrevogáveis dos acionistas da Oslo Børs VPS para oferecer 45,5% das ações em circulação e compras de ações realizadas pela Euronext, representando mais 5,1% do capital (2.193.000 ações)”, explicou a Euronext.

O ultrapassar do limite de 50% do total de ações em circulação mostra o interesse dos acionistas da Oslo Børs VPS pela oferta da Euronext a ser lançada, satisfazendo uma das condições exigidas para sua conclusão e fortalecendo a confiança da Euronext num resultado bem-sucedido”, refere ainda a empresa gestora de índices acionistas, incluindo o português.

O montante da oferta representa um prémio de 32% face ao preço de fecho de dia 17 de dezembro e de 34% em relação à média de preço das ações dos últimos três meses. O interesse da Euronext nesta bolsa prende-se com o posicionamento estratégico e competitivo da Oslo Børs VPS, incluindo a posição de liderança global em derivados de marisco e a experiência nos serviços petrolíferos e navegação.

A Euronext promete, assim, continuar a “alimentar um diálogo construtivo com todas as partes interessadas” já que o negócio não está ainda garantido. Caso a oferta seja aceite, aumenta para sete o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext. Atualmente, este grupo inclui a Irlanda, a Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Portugal.

Esta transação irá seguir-se à recente aquisição da bolsa da Irlanda pela Euronext em março deste ano, em linha com a estratégia do grupo de aquisições com vista ao reforço do mercado pan-europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext garantiu apoio de 50,6% dos acionistas para comprar a bolsa de Oslo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião