EUA pressionam Maduro a cair com sanções contra petrolífera

  • Guilherme Monteiro
  • 29 Janeiro 2019

A administração Trump congelou todos os fundos da petrolífera venezuelana PDVSA para obrigar Nicolas Maduro a abandonar a presidência. O país vai avançar com ações legais contra os norte-americanos.

Os Estados Unidos avançaram com um pacote de sanções contra a petrolífera venezuelana, a PDVSA. As medidas impedem a empresa de movimentar o dinheiro e os bens investidos em território norte-americano, que são cerca de sete mil milhões de dólares.

A medida foi anunciada pelo secretário do tesouro, Steven Mnuchin, que adiantou também que os cidadãos norte-americanos ficam igualmente proibidos de celebrarem qualquer negócio com a petrolífera venezuelana.

O El País escreve que a administração Trump, que lidera o país que mais petróleo compra à PDVSA, estima que as medidas vão levar a Venezuela a perdas avultadas. De notar que a economia venezuelana depende fortemente das exportações de petróleo, o que pode significar aí um rombo de 11 mil milhões de dólares.

Trata-se uma escalada de tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela e que visa Nicolas Maduro a abandonar rapidamente a presidência do país, depois do presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se ter auto-proclamado chefe de Estado interino da Venezuela.

“Os EUA vão continuar a utilizar todas as ferramentas diplomáticas e económicas para apoiar o presidente interino Juan Guaidó, a Assembleia Nacional, e os esforços do povo venezuelano para restaurar a democracia”, disse Mnuchin.

Entretanto, Nicolas Maduro acusou a administração de Donald Trump de “roubar da Venezuela”. O ainda chefe de Estado garante ter já dado ordens à petrolífera para avançar com ações legais contra os Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA pressionam Maduro a cair com sanções contra petrolífera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião