Fisco vai atualizar coeficientes de localização das casas para o IMI

  • ECO
  • 30 Janeiro 2019

Os peritos vão fazer uma nova avaliação dos coeficientes de localização que servem de referência para o cálculo do valor patrimonial tributário dos imóveis. Avaliação pode fazer subir ou descer o IMI.

As Finanças vão rever os coeficientes de localização que servem de referência para o cálculo do valor patrimonial tributário dos imóveis ou seja, que refletem no IMI que os proprietários pagam anualmente.

O Jornal de Negócios [acesso condicionado] escreve esta quarta-feira que o efeito não será imediato mas, ao existir uma avaliação, pode fazer subir ou descer o valor dos prédios e o IMI a pagar. Os coeficientes de localização devem refletir os preços do mercado imobiliário, pelo que é expectável que se verifiquem alterações com reflexos no valor anual a pagar.

A avaliação dos peritos das zonas será feita consoante a utilização para habitação, comércio, serviços e indústria e propor, depois, para cada uma, os novos coeficientes num intervalo entre 0,4 e 3,5. Serão tidos em conta um conjunto de critérios como acessibilidades, transportes, equipamentos sociais ou os valores praticados no mercado imobiliário.

Face a estas premissas, os peritos podem optar por manter a atual divisão por zonas ou propor uma alternativa. De notar que são as zonas de Lisboa, Porto, alguns centros históricos de cidades e o Algarve as que mais têm sofrido maiores alterações no mercado desde 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco vai atualizar coeficientes de localização das casas para o IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião