Governo trava entrada em bolsa da TAP. Empurra operação para 2021 ou 2022

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2019

Executivo de António Costa defende que não há uma necessidade imperiosa de antecipar a entrada em bolsa. Empurrou a operação para 2021 ou 2022.

O Estado, que controla metade do capital da TAP, travou a intenção dos acionistas privados de dispersarem capital da transportadora aérea em bolsa. O tema esteve em cima da mesa nos últimos meses, mas o Governo considerou que o contexto não é favorável, empurrando a operação para 2021 ou 2022.

De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), o consórcio Atlantic Gateway (que junta Humberto Pedrosa, David Neeleman e os chineses da HNA), que detém 45% da companhia aérea, defendia que era tempo de a empresa recorrer ao mercado para reforçar os capitais próprios, mas o Executivo de António Costa defende que não há uma necessidade imperiosa de antecipar a entrada em bolsa.

No âmbito do acordo parassocial assinado há três anos estavam previstos mecanismos que permitiam “assegurar a venda de ações a terceiros e/ou a dispersão em bolsa do capital social da TAP, contanto que o Estado português não perca a sua condição de maior acionista da TAP”. No entanto, o Governo recusou a intenção da Atlantic Gateway de o fazer já.

Não só o Executivo defende que não há necessidade de capitais, depois das várias operações de financiamento levadas a cabo pela TAP, como o contexto não é positivo. As operações falhadas da Sonae, Science4you e Vista Alegre reforçam a posição de António Costa que, assim, empurrou uma eventual operação deste género acabou para 2021 ou 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo trava entrada em bolsa da TAP. Empurra operação para 2021 ou 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião