Que empresas portuguesas têm os colaboradores mais satisfeitos? O Índice da Excelência tentou descobrir

A BOLD, a Unicombi e a Azevedo Brandão e Associados foram as empresas distinguidas no Índice da Excelência 2018, que premeia o clima organizacional e o desenvolvimento do capital humano.

Já estão escolhidos os vencedores da terceira edição do Índice da Excelência, que tem como base as respostas dos colaboradores. A BOLD venceu na categoria das grandes empresas, a Unicombi destacou-se entre as de dimensão média e a Azevedo Brandão e Associados ficou em primeiro lugar no grupo das pequenas empresas.

As categorias foram divididas pela dimensão das organizações, por número de colaboradores. O estudo, desenvolvido pela Neves de Almeida em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE, teve como objetivo apurar quais as empresas “que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, explicam em comunicado.

Para além da dimensão, foram também selecionadas as melhores empresas dentro de cada setor de atividade. O Penha Longa Resort venceu no setor de Hotelaria e Turismo, e a Boost IT em consultoria e serviços profissionais. No setor público foi a Lipor, responsável pela gestão de resíduos, que foi selecionada, e a CA Seguros, seguradora do grupo Crédito Agrícola, foi a escolhida na área da banca e seguros.

“O destaque obtido pelas empresas vencedoras neste Índice da Excelência 2018 torna-se a evidência da importância que as mesmas atribuem ao desenvolvimento dos seus colaboradores e à implementação de processos eficazes de gestão organizacional”, aponta Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida, citado em comunicado.

O ranking das grandes empresas, com mais de 251 colaboradores, colocou o Grupo Ramos Ferreira em segundo lugar, enquanto o Sport Lisboa e Benfica se posicionou em quinto lugar. Nas pequenas empresas foi a Hexis Technology Hub, que venceu o prémio do seu setor, de tecnologia, media e telecomunicações, que ficou atrás da sociedade de advogados.

Para realizar o estudo, foi feito um inquérito aos colaboradores de cerca de 200 empresas, de forma a perceber o nível de satisfação dos trabalhadores e o efeito das medidas de gestão de talento aplicadas pelas organizações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Que empresas portuguesas têm os colaboradores mais satisfeitos? O Índice da Excelência tentou descobrir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião